A Natura registrou crescimento de 5,7% na receita líquida consolidada em 2014, totalizando R$ 7,4 bilhões. O Ebitda do ano correspondeu a R$ 1,5 bilhão, uma queda de 3,4% em comparação com 2013, e o lucro líquido do ano foi de R$ 732,8 milhões.
Considerando apenas o quarto trimestre, a receita líquida consolidada correspondeu a R$ 2,2 bilhões, um aumento de 0,8% sobre o mesmo intervalo de 2013. O Ebitda caiu 8,8% no período, para R$ 491,4 milhões, enquanto o lucro líquido ficou em R$ 225,2 milhões.
No Brasil, a receita líquida da Natura correspondeu a R$ 6 bilhões em 2014, crescimento de 1,9% em comparação com o ano anterior. A companhia informa que os resultados do mercado doméstico ficaram abaixo das expectativas e aquém da capacidade da Natura. “Nossa prioridade é a retomada do crescimento no Brasil. Tendo como base nossos fundamentos, estamos focados em construir uma organização mais simples, ágil e próxima de nossas consultoras”, afirma Roberto Pedote, vice-presidente de Finanças e Relações Institucionais da Natura.
As operações internacionais mantiveram o ritmo de expansão, ao crescer 25,6% em 2014, e já contam com cerca de 420 mil consultoras Natura. Em 2014, esses negócios representaram 19,2% da receita líquida consolidada da companhia (ante 16,1% em 2013). Para 2015, o objetivo é seguir com o aumento da rede de consultoras e a consolidação da marca na América Latina e com a abertura de lojas da Aesop em novos países. A marca abriu 18 lojas em 2014 e encerrou o ano com 98 pontos em 14 países (Alemanha, Estados Unidos, Noruega, Japão, entre outros).
Em 2015, a Natura vai investir R$ 385 milhões, principalmente na evolução do modelo comercial e na expansão da tecnologia da informação (SAP) e logística nas operações internacionais. A empresa inicia este ano um novo ciclo de investimentos, após destinar R$ 2 bilhões nos últimos quatro anos à evolução da infraestrutura tecnológica, produtiva e logística no Brasil.
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