“O importante agora é iniciar o processo de recuperação de espaço no mercado [brasileiro].” A frase é do diretor-presidente da Natura, Roberto Lima
A companhia perdeu 1,4 ponto percentual de ‘market share’ no país entre janeiro e outubro de 2014 e viu seu lucro encolher 13% no ano. Desde 2011, o grupo vem dando espaço a concorrentes. A estratégia para reverter o desempenho é se aproximar do consumidor. Nesta sexta (13), a empresa lança uma nova plataforma para conectar cliente e vendedor.
O consumidor que enviar uma mensagem por celular para a Natura receberá retorno do consultor que estiver mais próximo –uma espécie de Easy Taxi dos cosméticos. “Não acho que o modelo de venda direta esteja saturado. Por isso, estamos investindo para tornar esse canal mais eficiente.”
Sobre a atuação no varejo, Lima afirma que a empresa não pretende abrir um grande número de lojas, mas “criar uma rede de pontos para o cliente poder experimentar [os produtos].” O projeto, porém, ainda não está em fase de desenvolvimento, garante.
Quanto ao aumento do IPI (Imposto sobre Produtos Industrializados), Lima diz que haverá impactos no setor. “Vamos fazer um esforço para ganhar produtividade. Em alguns casos, não será possível não repassar [a alta para o consumidor].”
A ideia é elevar o preço de mercadorias que estão com valores abaixo do mercado.
Fonte:http://www.abras.com.br/clipping.php?area=11&clipping=49737
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