Miguel Krigsner, presidente do conselho de administração do grupo Boticário, disse que 2014 foi um ano atípico, por conta da Copa do Mundo. “Dia das Mães e Dia das Namorados não foram como gostaríamos”. Ele disse, no entanto, que a companhia continua otimista com o potencial do mercado brasileiro e que está preparada para crescer mais. Este ano, a receita deve aumentar em torno de 16%.
O Boticário inaugurou uma fábrica e um centro de distribuição na Bahia este ano, para atender o mercado do Norte e Nordeste, que responde por cerca de 35% do mercado de cosméticos. Para 2015, o foco do investimento será em treinamento de funcionários e franqueados, disse Krigsner, que participou na sexta-feira da Maratona Valor PME. O grupo tem 3,8 mil pontos de venda em nove países – a maior rede do mundo de franquia de cosméticos e perfumaria.
A companhia também aposta em outros canais de distribuição, como a venda direta – mercado onde predominam as rivais Natura e Avon. Krigsner disse que a criação de um time de revendedoras não canibalizou o negócio de franquias. “São canais complementares. Muitas pessoas não têm acesso aos nossos produtos e, através da venda direta, vão conhecendo e, às vezes, voltam à loja para comprar”. Ele não revela quantos revendedores distribuem os itens de O Boticário. Eles se abastecem com os produtos nas franquias da marca.
A história do Boticário começou em 1977, quando Krigsner investiu US$ 3 mil numa farmácia de manipulação em Curitiba e começou a vender potes de 15 gramas de cremes com alga e colágeno. Ele fazia os cremes numa batedeira portátil e só conseguia produzir um quilo de cada vez. “Isso foi muito saudável, sentir o sabor do desenvolvimento. É preciso dar o tempo necessário para que as coisas evoluam”, afirmou. Para ele, o empreendedor precisa ter paciência. “Hoje, com a velocidade que a gente vive, com a tecnologia e a rapidez de comunicação, os jovens não têm a paciência necessária para crescer lentamente”.
Fonte: http://www.valor.com.br/empresas/3732304/de-farmacia-gigante-de-cosmeticos#ixzz3G3Ilqqp2
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