Depois de cinco anos sem adicionar um novo ativo para a linha Ekos, a Natura passará a vender hidratantes e sabonetes com a semente de ucuuba, típica da região amazônica. O desenvolvimento e a produção da nova linha integram o Programa Amazônia, que soma R$ 582 milhões em investimentos em quatro anos, e deve atingir R$ 1 bilhão ao fim da década. A empresa destinou R$ 216 milhões à pesquisas de inovação em 2014 – 3% da receita líquida.

A fabricante de cosméticos lidera as vendas de cremes de hidratação no país, segundo a empresa de pesquisa Kantar Worldpanel. Em valor, a fabricante concentra 41,5% das receitas da categoria. A participação de mercado é de 24,3%. Mas analistas cobram mais agilidade para adicionar mais produtos ao portfólio. Segundo um relatório do banco Goldman Sachs, o tempo médio consumido pela Natura para lançar um novo produto é de dois anos. Suas concorrentes, como O Boticário e Jequiti, demoram menos de nove meses para oferecer extensões de linhas, e cerca de um ano e meio para produtos totalmente novos.

Foram três anos para a Natura desenvolver a linha de ucuuba. “Essa semente era utilizada em outros produtos da marca, na forma de ingrediente acessório, pelo elevado poder de hidratação e a textura leve. Com o tempo, aprendemos mais sobre as propriedades desse ativo, até chegar aos novos produtos”, explica José Vicente Marino, vice-presidente de Marcas e Negócios.

A Ekos é uma das linhas mais rentáveis da Natura, diz Marino. São seis novos produtos feitos com a ucuuba: três tipos de hidratantes, lançados neste mês, e três sabonetes, que chegam no segundo semestre.

Fonte:http://www.valor.com.br/empresas/4007516/fabricante-investe-em-ativo-para-linha-ekos

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