Para encurtar o caminho até a inovação, a Natura decidiu se aproximar de startups e universidades. Em 2014, a empresa firmou uma parceria com a AceleraCorp, unidade de negócios da aceleradora de startups Aceleratech dedicada a programas para empresas. Em um projeto de dois meses, terminado em dezembro, recebeu cinco planos de negócio que, segundo Arthur Garutti, diretor da AceleraCorp, estão em fase avançada de operação.

“Para as startups, a única forma de descobrir as reais demandas é ir para rua e interagir com o consumidor. Essa mescla de metodologias é capaz de validar as ideias de forma mais rápida que a pesquisa tradicional”, diz Garutti. Estudo feito pela AceleraCorp indica que o processo de aceleração pode reduzir em até quatro vezes o valor e o tempo investidos para inovação. Uma empresa que leva dois anos para validar um produto, por exemplo, demora apenas seis meses por meio de startups.

A mescla de executivos sêniores e empreendedores jovens também traz acelera o caminho das novas ideias. “Para cultivar a inovação, não adianta aplicar o mesmo processo em um negócio novo e um maduro. A mudança de mentalidade ajuda a empresa a crescer”, afirma Garutti.

Em outra parceria, com a Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), a Natura seleciona startups para fazer negócios até o início de maio. A empresa busca ideias em dispositivos de aplicação de produtos, tecnologia de ingredientes, formulações e embalagens. A ajuda vem na elaboração de um projeto, para empresas iniciais, ou testando a ideia, nos estágios mais avançados.

Fonte:http://www.valor.com.br/empresas/4007518/para-acelerar-inovacao-startups-tem-5-planos

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *