A Natura, uma das gigantes da indústria cosmética brasileira e latino-americana, disponibilizou recentemente o balanço referente ao seu primeiro semestre e segundo trimestre de 2018. A receita líquida da Natura & Co, a reunião das marcas Natura, The Body Shop e Aesop, teve um crescimento de dois dígitos no segundo trimestre, com 54,2% em relação ao mesmo período no ano passado.
Falando especificamente da marca Natura, houve uma alta de 10,3% em sua receita no segundo trimestre e, analisando o primeiro semestre do ano, 8,6%. Esse dígito foi impulsionado principalmente pelos números no Brasil, que registrou um semestre de 4% de alta e um segundo trimestre de 6,7%, e pela alta na América Latina, com 20,6% no segundo trimestre e 21,8% no seu primeiro semestre de 2018.
A The Body Shop teve uma queda em sua receita líquida de 1,1% no seu segundo trimestre de 2018, atribuída pela marca principalmente ao calendário comercial e antecipação das compras por franqueados, estratégia que beneficiou os resultados do trimestre anterior. Já o primeiro semestre teve um aumento de 3,6%, impulsionado principalmente pelas vendas em suas franquias e seu e-commerce.
A Aesop foi a marca que apresentou individualmente o resultado mais positivo. No segundo trimestre, a alta foi de 36,6%. Já no semestre, foi de 33,4%. O crescimento de dois dígitos em ambas as análises é atribuído ao sucesso em todos os canais em que a marca está presente ao redor do mundo.
O lucro líquido geral da Natura & Co sofreu uma queda brusca no segundo trimestre, de 80,5%, e no primeiro semestre do ano, 84,1%. O resultado negativo em ambas as análises é atribuído aos custos de aquisição e transformação da marca The Body Shop, um custo incomum e não recorrente para a marca futuramente.
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