As lojas das quatro unidades de negócio do Grupo Boticário – O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box – já recebem de seus consumidores todas as embalagens pós-consumo. A empresa expandiu este mês seu Programa Reciclagem de Embalagens, que existe desde 2006 nas lojas de O Boticário com a prática da logística reversa.
O Grupo Boticário segue as diretrizes da Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) que determina às empresas se responsabilizarem pelo retorno dos produtos e embalagens pós-consumo e pela sua destinação adequada desde 2006, antes de ela se tornar obrigatória.
A iniciativa faz parte da estratégia de sustentabilidade do Grupo Boticário, revista em 2012, com ações de curto, médio e longo prazo, até 2024. Na empresa, a sustentabilidade está inserida nos processos do negócio do Grupo e foi planejada a partir de três pilares – Matérias-Primas e Embalagens; Canais de Vendas e Ecoeficiência.
O Programa está preparado para receber 100% do material pós-consumo comercializado pelas empresas do Grupo e opera através de parcerias com as transportadoras, que no momento em que entregam os pedidos nas lojas, recolhem os materiais para reciclagem e encaminham para os destinatários responsáveis pela separação e reciclagem.
O Grupo Boticário também investe em ações de capacitação e fomento das cooperativas de reciclagem e desde 2004, apoia o Programa Dê a Mão para o Futuro, realizado pela Associação Brasileira de Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos – Abihpec. Em 2014 buscando fomento de mercado, o Grupo investiu em um mecanismo pioneiro de negociação de créditos de logística reversa, conduzido pela Bolsa Verde do Rio de Janeiro (BVRio).
Fonte: http://www.cosmeticosbr.com.br/conteudo/noticias/noticia.asp?id=3718
Deixe um comentário