Num investimento de R$ 380 milhões foi inaugurada no dia 16 a nova fábrica de produtos cosméticos e perfumaria do Grupo Boticário no município baiano de Camaçari, a 40 quilômetros da capital Salvador.
A fábrica pode produzir até 150 milhões de itens por ano, elevando a capacidade produtiva do grupo em 50%, dos 315 milhões de itens por ano, que é a capacidade atual da fábrica de São José dos Pinhais (PR), para até 465 milhões de itens por ano. A unidade já emprega 320 pessoas e tem previsão de atingir 390 empregos diretos até o fim de 2014.
“Vamos dar mais fluidez à produção e distribuição dos nossos produtos para os estados do Norte e Nordeste, onde o nosso mercado mais cresce, e parte do Centro-Oeste. Com a nova fábrica, estamos preparados para atender a demanda do mercado pelos próximos 10 anos e ainda levamos investimentos de alto valor agregado, contribuindo com o desenvolvimento da região e do país”, afirma o presidente do Grupo Boticário, Artur Grynbaum.
A unidade de Camaçari começou a ser construída em 2012 e foi projetada para expandir sua capacidade sem a necessidade de novos investimentos em obras e edificações. Apenas com novos equipamentos, o Grupo pode dobrar a capacidade atual e fabricar até 300 milhões de itens por ano na Bahia.
A fábrica de Camaçari vai produzir 12 linhas de perfumaria e nove de cuidados pessoais (cremes, loções e shampoos) com os mais modernos equipamentos para a fabricação de cosméticos. A unidade também contará com um espaço reservado para a fabricação de Malbec – a fragrância líder de vendas da unidade O Boticário e de todo o mercado nacional de perfumaria. O processo, que até então só existia na fábrica de São José dos Pinhais (PR), conta com uma etapa de maceração do álcool vínico em barris de carvalho francês, a exemplo dos vinhos.
“Os equipamentos instalados na Bahia tiveram como premissa a produção de grandes lotes e com alta produtividade. As linhas têm um alto grau de automação, com tecnologia de ponta”, explica o diretor executivo de Operações do Grupo Boticário, Giuseppe Musella. Os testes de envase na fábrica de Camaçari foram iniciados em julho, e os primeiros produtos foram os perfumes Floratta in Blue e Galbe, nas linhas de hidroalcoólicos, e o Azulen, nas linhas de cremes.
A nova fábrica do Grupo Boticário foi projetada com base nos requisitos da certificação Leadership in Energy and Environmental Design (LEED), o mais importante reconhecimento ambiental mundial para construções. Na prática, isso significa que foram adotados sistemas de arquitetura, construção e operação que otimizam o uso dos recursos naturais e primam pela promoção da qualidade de vida dos colaboradores e da comunidade vizinha. A unidade conta com telhado branco, alto índice de refletância, medidas de redução e reuso de água e iniciativas que promovem a consciência dos colaboradores para a preservação do meio ambiente, como transporte fretado, bicicletários e carona solidária, entre outras.
Todo o empreendimento foi pensado de forma integrada aos negócios do Grupo. A sustentabilidade é tratada na empresa com visão de longo prazo e metas que vão até 2024, com foco nos temas matérias-primas e embalagens (ciclo de vida e logística reversa), ecoeficiência e canais de venda (pontos de venda e revendedores)
Expansão concluída
A fábrica de Camaçari é a maior obra do projeto de expansão da empresa, que foi anunciado em 2011 e recebeu R$ 650 milhões em investimentos. Parte deste montante foi captado em uma operação de crédito, inédita para o Grupo Boticário, junto ao BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social).
Os recursos deram origem ao Centro de Pesquisa e Desenvolvimento, instalado na unidade de São José dos Pinhais (PR), considerado um dos melhores e mais modernos do mundo para o mercado de cosméticos e perfumaria. O Centro tem 8 mil metros quadrados, abriga 250 profissionais e tem capacidade de desenvolver até 2 mil produtos ao mesmo tempo.
O projeto também contemplou a ampliação e modernização da unidade operacional do Paraná e contou, ainda, com um segundo Centro de Distribuição, inaugurado em abril deste ano no município de São Gonçalo dos Campos, na Região Metropolitana de Feira de Santana (BA). O novo CD recebeu investimentos de R$ 155 milhões, emprega 144 pessoas e já é uma referência mundial em tecnologia e inovação no processo de separação de volumes fracionados.
A unidade opera com 33% de sua capacidade instalada, respondendo pelas entregas de cosméticos e perfumaria do grupo para nove estados das regiões Norte, Nordeste e Centro-Oeste do Brasil (Bahia, Sergipe, Pernambuco, Alagoas, Paraíba, Rio Grande do Norte, Tocantins, Distrito Federal e Amazonas). A previsão é iniciar, ainda em setembro, as operações de distribuição para Amapá e Roraima, e em 2015, para Ceará, Maranhão e Piauí.
Responsabilidade Social
Assim como ocorre em outras regiões onde o Grupo Boticário mantém unidades operacionais, a Bahia recebeu o Programa de Capacitação Profissional da Comunidade. O objetivo do programa é contribuir com a qualidade de vida das pessoas que vivem no entorno, proporcionando maior competitividade na busca por oportunidades em empresas da região. Desde que foi implantado, em 2013, o programa já capacitou, nas duas cidades, 396 pessoas. Noventa e cinco delas foram contratadas para atuar nas novas unidades da empresa e as demais estão hoje mais preparadas para buscar oportunidades em outras indústrias.
Em Camaçari, o programa promoveu o curso de Auxiliar de Gestão da Produção, que certificou 240 pessoas. A maioria dos inscritos nos cursos é mulher, rompendo uma cultura de mão-de-obra industrial masculina predominante na região. Em São Gonçalo dos Campos, o curso de Auxiliar de Operação de Logística certificou 156 alunos.
A gestão dos cursos, bem como a seleção e certificação dos alunos, ficou sob a responsabilidade do Sesi e do Senai da Bahia, instituições experientes na capacitação profissional para o setor industrial.
“Além da certificação no programa, os novos contratados passaram por um período de treinamento na fábrica em São José dos Pinhais (PR), com o objetivo não só de conhecer os processos e procedimentos das áreas, mas vivenciar os valores do Grupo Boticário e enriquecê-los com a cultura local”, destaca Giuseppe.
Fonte:http://www.cosmeticosbr.com.br/conteudo/noticias/noticia.asp?id=3667
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