O varejo pautou diversos estudos de mercado no início do segundo semestre desse ano. Serasa Experian, Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo, Forbes e E-bit são algumas das instituições que abordaram esse tema em rankings, premiações e pesquisas. Em todos eles, o Grupo Boticário ocupou lugar de destaque.
Hoje, além de desenvolver, fabricar e distribuir, a empresa mantém uma rede que soma 3.900 pontos de venda de suas marcas de consumo – O Boticário, Eudora, quem disse, berenice? e The Beauty Box. Todas elas possuem, também, lojas virtuais. E o que faz uma empresa com um negócio tão diverso se destacar entre grandes varejistas? Ao longo dos anos, o Grupo desenvolveu a capacidade de olhar e integrar todas as pontas: da pesquisa até a fabricação dos produtos, do desenvolvimento da embalagem à comunicação, da logística que abastece 3.900 lojas ao relacionamento com franqueados e fornecedores.
A gente cuida dos nossos produtos e das nossas marcas
Por serem a materialização do nosso negócio, os produtos recebem muita atenção. Faz parte dessa preocupação inovar nos conceitos, na fabricação, nas embalagens e na distribuição. Nosso Centro de Pesquisa e Desenvolvimento conta com 250 colaboradores, que dispõem de alta tecnologia para realizar seu trabalho. Em conjunto com as áreas de Marketing, esse time colocou nas lojas mais de 5 mil produtos diferentes em cinco anos. Hoje, 2.500 novidades estão sendo estudadas. Nas fábricas e armazéns, uma operação logística inovadora garante a montagem de 2 mil pedidos por hora e distribuição assertiva às lojas de 1.750 municípios do país, todos os dias.
Para nós, produto é mais do que conteúdo. A marca também fala muito sobre ele. Por isso, cuidamos tão bem das nossas para que, cada vez mais, os consumidores se identifiquem com elas. Atualmente, O Boticário, por exemplo, se consolidou com uma das marcas mais amadas do Brasil.
A gente cuida das nossas lojas
As lojas de nossas unidades de negócio são projetadas para que o consumidor tenha uma experiência de compra única. Há muito tempo sabemos disso: O Boticário foi um dos primeiros estabelecimentos do Brasil a eliminar um balcão que separa o produto do cliente. As demais unidades de negócio também têm um conceito de loja que convida a experimentar, tornando a compra um momento agradável e prazeroso.
E, para que a gente consiga entender a rotina do ponto de venda, periodicamente os executivos do Grupo vão pessoalmente às lojas. Além de observar a dinâmica, eles atendem pessoalmente os consumidores.
A gente cuida dos nossos franqueados
Para nós, os franqueados são nossos grandes parceiros de negócio. Para atendê-los, existe uma central de relacionamento exclusiva. Uma vez por ano, todos os 900 franqueados se reúnem com a equipe do Grupo Boticário em uma grande convenção para conhecer em primeira mão as estratégias e os lançamentos para o ano seguinte.
E, pensando em como sustentar o negócio em longo prazo, desenvolvemos o primeiro programa de sucessão de franquias do mundo. Similar a um MBA, a preparação dura aproximadamente dois anos. O sucessor entende com profundidade conceitos de gestão da franquia, a marca, os produtos e os processos.
A gente cuida da nossa equipe
Dentro e fora das lojas, os nossos colaboradores são encorajados a pensar nos consumidores. Especificamente para a força de vendas, cumpre-se um cronograma completo de treinamentos que preparam para atender e vender bem. E, na retaguarda, a equipe da Central de Relacionamento com o Consumidor fica a postos para prestar um atendimento próximo e eficiente. Tanto que, hoje, somos considerados uma das melhores empresas em atendimento ao cliente do Brasil.
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