Os dias têm sido duros com a piora de todos os índices de controle da Covid-19 em Belo Horizonte e o fechamento do comércio não essencial, especialmente para os que lidam com produtos que dependem das sensações físicas para entregar sua experiência por completo.

Mesmo assim, a rede Água de Cheiro comemora a reinauguração da sua mais antiga operação, na avenida Afonso Pena, bem no centro da cidade.

O endereço é um marco histórico para a marca icônica de perfumaria, que enfrentou uma crise estrutural severa e vem se reinventando após a venda para a Beauty Franchising, empresa da Holding Narsana, em 2016.

De acordo com o diretor da Água de Cheiro, Olindo Caverzan Júnior, revitalizar a loja, adequando-a aos novos padrões da rede, é uma maneira de manter viva a história da pioneira no mercado de franquias de beleza e perfumaria.

“A Água de cheiro viveu muitos altos e baixos e agora, embora exista esse caos, estamos lutando e performando bem, muito pelo carinho do público e a história construída. Viemos de uma série de inaugurações e situações positivas em meio ao caos. Essa é uma loja icônica. Logo depois da reabertura veio esse golpe do fechamento do comércio, mas entendemos que ele faz sentido. Temos que priorizar a vida”, explica Caverzan Júnior.

Estratégia de aproximação – A reinauguração da unidade faz parte, também, de uma estratégia da franqueadora para conquistar mais franqueados na região berço da marca há 45 anos. Para continuar expandindo, porém, é preciso cuidar do dia a dia das operações, muito impactadas pelo fechamento do comércio de rua e shopping centers em cidades espalhadas por todo o País.

A solução, mais uma vez, foi apostar na tradição e relacionamento entre a marca e clientes fiéis. “Nossas vendedoras se transformaram em consultoras remotas. Fazemos treinamentos sobre produtos e técnicas de vendas semanalmente. A Água de Cheiro é uma marca muito querida e as lojas têm seus clientes cadastrados. Passamos a trabalhar ativamente as televendas e vendas virtuais. Assim mantivemos nossos franqueados em ação. Sabemos o tamanho da nossa responsabilidade com mais de 100 unidades franqueadas”, pontua.

Fatores macroeconômicos, como a desvalorização do real, também impactam o negócio que tem quase toda a matéria-prima importada. Tudo isso faz com que o planejamento tenha que ser refeito quase semanalmente. O investimento médio para se tornar franqueado varia entre R$ 89 mil e R$ 119 mil a depender do modelo escolhido.

“Atravessamos um período de muitas dificuldades e precisamos aprender com isso. Prestar mais atenção em quem elegemos. Sem as lojas abertas, por exemplo, investimos muito pouco em inovação, porque não tem como o cliente experimentar uma nova fragrância. Ele só vai comprar aquilo que já conhece. Isso tem efeito sobre toda a cadeia produtiva”, destaca o diretor da Água de Cheiro.

Fonte: https://diariodocomercio.com.br/negocios/agua-de-cheiro-reinaugura-antiga-operacao/

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