Fazer com que uma empresa se torne referência no mercado e tenha uma boa reputação no meio corporativo é um grande desafio. Mas, algumas conseguem se destacar.
Por mais um ano consecutivo, a Natura foi eleita a empresa com a melhor reputação no mercado brasileiro pelo Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (Merco), enviado em primeira mão ao InfoMoney. O levantamento tem como base dados referentes a 2019.
“A reputação é o reconhecimento do comportamento corporativo de uma companhia, dessa percepção dos stakeholders pela empresa, e isso está relacionando com o cumprimento dos compromissos”, explica Lylian Brandão, diretora geral da Merco Brasil em entrevista ao InfoMoney.
A pesquisa é constituída por mais de 4 mil entrevistas com diferentes agentes que atuam no mercado corporativo. Para esse levantamento, foram entrevistados mais de 370 diretores empresariais, cerca de 500 especialistas do mercado (analistas financeiros, jornalistas de informação econômica, sindicatos) e mais de 3 mil consumidores. A pesquisa foi auditada pela consultoria KPMG.
Os mais bem vistos pelo mercado
Além da Natura, o top 5 das companhias que possuem a melhor reputação no Brasil conta com Ambev, Itaú Unibanco, Grupo Boticário e Google – sendo essa a única não nacional entre as cinco primeiras colocadas.
Para Lylian, o fato dessas empresas sempre figurarem bem nos rankings de reputação mostra um esforço em manter um compromisso de sustentabilidade e confiança com os clientes e a sociedade de modo geral.
“Um olhar mais no longo prazo, foco em modelos de negócios sustentáveis e a manutenção do compromisso com a sociedade são pontos em comuns entre as essas empresas”, explica.
A diretora ainda argumenta que, ao longo últimos anos, as companhias perceberam a necessidade de ter uma visão mais abrangente dos negócios e da atuação da empresa no ambiente econômico que a mesma se encontra.
Em outras palavras, para uma companhia fortalecer sua imagem perante o mercado e os clientes, é preciso ter uma coerência nos discursos da companhia e um caráter de preocupação e cuidado com funcionários, clientes, fornecedores e a sociedade civil de forma geral.
“As empresas começaram a entender a importância essa visão mais abrangente, verdadeira uma atuação comercial. Não é só olhar o resultado financeiro, é necessário prestar atenção em outros pontos cada vez mais relevantes para a sociedade”, conclui a diretora.
Lylian ainda explica que, embora seja complicado construir uma reputação tão boa para figurar entre as primeiras colocadas, uma vez consolidada, fica mais fácil para manter essa boa imagem perante ao mercado.
“No top 10 as empresas tem poucas oscilações. O desafio maior é o crescimento, então lá em cima a briga é maior. Empresas melhores tem a preocupação com a sociedade como um todo”, afirma.
Fonte: https://www.infomoney.com.br/negocios/as-100-empresas-de-melhor-reputacao-no-mercado-brasileiro/
Deixe um comentário