O grupo de moda espanhol Puig , dono de Nina Ricci , Paco Rabanne , Charlotte Tilbury ou Byredo e que detém o controle acionário das marcas Jean Paul Gaultier, disse na segunda-feira que planejava lançar suas ações no mercado de ações local.
A Puig “anuncia a sua intenção de prosseguir com a oferta pública inicial (IPO)” com vista à cotação na bolsa de Madrid , refere um comunicado do grupo familiar especializado em perfumes e cosméticos, com sede em Barcelona.
O objetivo era levantar 1,25 mil milhões de euros iniciais através de ações recém-emitidas, após o que faria uma “oferta secundária maior” de ações existentes detidas pela sua holding Exea. Este segundo passo poderia permitir à Puig angariar um montante “superior” ao da emissão de novas ações e, portanto, elevaria o valor total da captação de 2,5 mil milhões de euros .
Após o IPO, a família Puig manterá uma participação maioritária na empresa e a “vasta” maioria dos direitos de voto, acrescentou o grupo.
Segundo os analistas, este IPO avaliaria o grupo catalão em quase 10 mil milhões de euros .
“O anúncio de hoje é um passo decisivo nos 110 anos de história da Puig”, disse o presidente e CEO Marc Puig no comunicado, enfatizando a “abordagem de longo prazo” da empresa.
O IPO “nos permitirá competir melhor no mercado internacional de beleza durante a próxima fase de desenvolvimento da empresa”, disse ele.
Ele já havia levantado a ideia de um IPO em uma entrevista ao Financial Times em outubro, dizendo que isso traria “disciplina” ao mercado sem que a família fundadora abrisse mão do controle.
Fundada em Barcelona em 1914 pelo empresário Antonio Puig Castello, a empresa cresceu ao longo dos anos e tornou-se um peso pesado nas indústrias de cosméticos, fragrâncias e moda, tendo realizado uma série de aquisições nos últimos anos.
Entre suas marcas estão Paco Rabanne , Nina Ricci , Charlotte Tilbury, Dries Van Noten e Carolina Herrera e também detém participação majoritária na grife de luxo Jean Paul Gaultier.
No ano passado, a Puig registou vendas de 4,3 mil milhões de euros, um aumento de 19% em relação a 2022, registando lucros líquidos de 465 milhões de euros, um aumento de 16% em relação ao ano anterior.
Fonte: https://www.premiumbeautynews.com/en/spanish-fashion-and-beauty-house,23703
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