Com o avanço das negociações para a venda da marca The Body Shop, a gigante de cosméticos Natura &Co vai conseguir administrar melhor suas marcas principais e focar na estratégia de “arrumar a casa” para seguir adiante.
Neste ano, a companhia vendeu a marca de luxo Aesop para a francesa L’Oréal, por US$ 2,5 bilhões, e está em negociações exclusivas com o fundo alemão Aurelius pela The Body Shop, em uma operação que poderá levantar entre 400 milhões de euros e 500 milhões de euros.
No mercado financeiro, ainda se fala que a Natura também poderá vender a Avon Internacional para focar na marca na América Latina, seu maior mercado.
Acionistas relutam em dizer se o movimento será nesse sentido, mas o consenso é de que a compra da Avon trouxe uns esqueletos que a companhia não precisava para a sua estrutura.
O fato é que a venda das marcas Aesop e The Body Shop deixa um gostinho amargo no processo de internacionalização da gigante brasileira, embora os desenvestimentos sejam importantes para a companhia que estava totalmente alavancada.
É preciso dar um passo para trás para dar dois para frente. É a Natura voltando às origens neste momento para repensar a expansão dos seus negócios e retomar o crescimento.
Deixe um comentário