Recentemente, a companhia brasileira Natura adquiriu a americana Avon por mais de dois bilhões de reais. O grupo, agora chamado Natura & Co holding, passou a ser a quarta maior empresa relacionada à beleza e cuidados pessoais do mundo, contando com mais de seis milhões de representantes e três mil lojas espalhadas mundialmente.

A Natura e a Avon passavam por momentos bem diferentes: enquanto a brasileira se adaptou ao público mais jovem e as suas necessidades e ainda conseguiu formar a imagem de empresa preocupada com o meio ambiente, a americana acabou perdendo muito público por não trazer muitas novidades que se adequassem aos empos atuais, mas ainda assim possuía uma base fiel de clientes.

Cada uma tem as suas forças e agora elas irão se complementar. A Natura faz mais sucesso com produtos de beleza para a pele, cremes e sabonetes, já a Avon se destaca nas maquiagens e cosméticos, além de sempre ter em seu catálogo utensílios de beleza, como modeladores de cachos escovas de cabelo.

As duas empresas são referência nacional no estilo de venda direta, aquele que é feito diretamente ao consumidor através dos catálogos, sem a existência de uma loja física. Com a popularização da internet, a venda direta perdeu um pouco o seu potencial e tornou ainda mais importante a figura do consultor, a pessoa que faz a mediação entre o consumidor e os produtos: agora ele precisa conhecer melhor o que vende para passar ainda mais confiança para os clientes.

Isso acontece porque nesse segmento a confiança é muito importante ao realizar uma compra. É uma tradição já enraizada no país e as vendas diretas tem grande papel nisso. Os consultores conhecem os produtos e conhecem os clientes, por isso conseguem fazer recomendações personalizadas e certeiras, algo muito parecido com o que a internet tenta fazer em seus anúncios, mas sem passar tanta credibilidade.

O segmento de cosméticos é responsável por 54% de todas as vendas diretas realizadas no Brasil. A maioria dos revendedores são mulheres que buscam um complemento de renda e boa parte delas revende mais de uma marca.

É comum encontrar quem venda Natura e Avon ao mesmo tempo, e com as duas se unindo a tendência é que fortaleçam a relação com as consultoras através de melhorias, deixando para trás os grupos concorrentes e ganhando ainda mais espaço na venda direta. A grande expansão da Natura mostra como o mercado da beleza é um dos mais cheios de oportunidades em tempos de crise financeira e desemprego. Em outros setores, como tecnologia e automóveis, quase não há espaço para marcas nacionais, já nos cosméticos e produtos de beleza, as marcas brasileiras se destacam, dando espaço até mesmo para a criação de pequenos empreendimentos.

A formação da Natura & Co holding viu uma grande chance de unir as novas tendências do mercado de beleza, cosméticos e bem estar, e juntá-las com o que há de mais tradicional nas vendas. Pelo tamanho da base de revendedores é muito possível que essa estratégia funcione e traga novidades ao mercado da beleza.

Fonte: https://www.jornaldopovo.com.br/site/noticias/296923/Como_a_compra_da_Avon_vai_mexer_com_o_mercado_da_beleza_no_Brasil.html

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