Conheça a nova marca do Grupo Boticário: O.U.i.
Com oito fragrâncias e 20 produtos de cuidados com o corpo, O.U.i chega digitalmente ao Brasil (e à França) com novidades da alta perfumaria.
“A França é reconhecida e desejada mundialmente quando se fala em perfumaria”, comenta Diego Costa, diretor de marketing do Grupo Boticário, sobre a nova unidade de negócios do Boticário, a O.U.i (abreviatura de Original. Unique. Individuel). Inspirada no savoir faire (“saber fazer”) do país europeu, o grupo brasileiro acaba de lançar não apenas uma linha de alta perfumaria, mas uma extensão da marca feita na França, liderado por experts de lá, como perfumistas, diretores olfativos e designers.
Acesse:
Instagram O.U.i Paris
Site O.U.i Paris
André Farber, VP do Grupo Boticário, conta detalhes sobre a concepção e lançamento:
Mesmo em tempos difíceis como este em que estamos vivendo, há espaço para grandes notícias. Hoje venho apresentar aqui um dos projetos em que estive mais dedicado apaixonado nos últimos anos. Estamos lançando um novo negócio que mistura poderosos ingredientes: o savoir faire francês (o jeito que eles têm de fazer tudo com excelência) à paixão dos brasileiros pela perfumaria, que vem com nossa competência e dedicação na arte de fazer perfumes.
Tudo começou com uma reflexão despretensiosa: por que será que a grama do vizinho sempre nos parece mais verde? Será que realmente é? Os perfumes de fora realmente são melhores que os nossos?
É universal, muitas vezes acreditamos que o que vem de fora é melhor do que o que fazemos dentro de casa. E foi em 2018 que esse pensamento me causou uma inquietude. Decidi transformar um ditado popular em gatilho para uma criação inovadora. O caminho seria simples: inverter a lógica. Em vez de simplesmente responder “oui” ou “non” (sim ou não) sobre a superioridade da grama do vizinho, a ideia era se aprofundar nessa crença. Se acreditam que o de fora é melhor, fomos estudar profundamente a cultura da perfumaria francesa para desvendar o segredo por trás de cada fórmula e entender e conhecer diferentes processos criativos. A única certeza que eu tinha era que essa fórmula seria desenvolvida na França, mas que a mágica aconteceria no Brasil.
Aproveitei que já tinha uma viagem marcada para a França com alguns franqueados e prolonguei a estadia por mais 3 dias. Queria apurar in loco a possibilidade de empreender o novo sonho de criar uma marca no país.
Na busca por possibilidades, me reuni com Marc Jourdan-Gassin, head de uma das casas de perfumaria fornecedora do Grupo Boticário, e esse encontro foi crucial durante a jornada.
Marc me apresentou profissionais da perfumaria francesa e me cedeu seu próprio escritório para as entrevistas. Conheci profissionais incríveis, que poderiam agregar muito ao nosso trabalho, mas, dentre todos os nomes, um ganhou a minha atenção: Pierre Aulas, parisiense e premiado “nariz” de grandes marcas internacionais. O encontro durou 30 minutos, como os franceses chamam, um rendez-vous, e em pouco tempo consegui perceber que Pierre tinha um fit cultural com o nosso grupo e um histórico de desenvolvimento de grandes sucessos da perfumaria mundial. Gostei de conhecê-lo e fiquei com ele em mente durante toda viagem.
O que não existe, a gente cria
De volta ao Brasil, coloquei a proposta no papel: a nova marca respiraria e traria a França para o nosso país. Formamos um time de 4 pessoas, que passaram alguns meses em Paris para entender e liderar o desenvolvimento da marca integralmente de lá. Em nossas discussões, logo concluímos que a grande qualidade do projeto era trabalhar no país que concentra grandes nomes da perfumaria mundial. Fomos em busca de parcerias com pessoas locais para conhecer profundamente da cultura e trazer a verdade de uma das bandeiras mais antigas do mundo em nosso produto.
Durante o processo, cogitamos a hipótese de comprar uma pequena marca local e executar nossa ideia. Mas, depois de 5 meses pesquisando, concluímos que o melhor jeito de transformar a ideia em realidade seria construindo-a do zero mesmo. Foi aí que retomei o contato com o Pierre que conheci naquela ida à Paris em 2018.
A partir de uma parceria com o Pierre Aulas e com o designer Thierry Debashmakoff, começamos em 2019 o desenvolvimento prático da nova marca, diretamente de lá.
O ateliê do Pierre se tornou o nosso ateliê de criação na França, em Montmartre. Foi lá que ele dirigiu a criação de todas as fragrâncias da marca utilizando as melhores matérias-primas que existem no mercado. Fizemos o desenvolvimento de toda a linha com Pierre Aulas e quatro master perfumistas franceses e acompanhamos de perto os mínimos detalhes de todos os processos dos produtos que vocês vão conhecer agora. Do studio de design do Thierry nasceram todos os primeiros esboços de logo marca, 3D dos frascos e muitos brainstormings de nome pra marca.
A “O.U.i” traz o espírito do parisiense, que é independente, que se cuida, se coloca em primeiro lugar, que diz sim a si mesmo. Essa palavra – sim; “oui”, em francês – foi o nome cuidadosamente escolhido para remeter ao país de origem, mas sem qualquer dificuldade de pronúncia por aqui. Além da linha de alta perfumaria feminina, trazemos também algumas opções para os homens e inovações como o Crème Riche, um match entre hidratação e fragrância, e o Huile Absolue Revitalisant, combinação de óleos com sensorial e toque seco que repara e ilumina pele e cabelos. A marca é 100% vegana, cruelty free e produzida com ingredientes das cinco colheitas do Sul da França. Os produtos estão disponíveis em versão refil que, por terem peso reduzido, reduzem também a emissão de gases do efeito estufa no transporte. Os refis das fragrâncias são inovadores e reduzem em 91% o peso da embalagem.
Nós, aqui no Grupo, temos espírito empreendedor, então estamos vivendo um momento de grande felicidade ao ver um sonho virar realidade três anos depois de ser idealizado. Agora em março, a marca foi oficialmente lançada, e ela nasce totalmente digital, com site próprio no Brasil e na França.
Esse projeto, além de um lindo resultado nos mostra o quanto somos capazes. Como os profissionais brasileiros podem chegar ao mercado internacional, conhecer pessoas, se apresentar, estudar novas culturas e construir algo novo juntos. O mundo está aí para ser explorado e para realizarmos sem fronteiras.
Acompanhe nossas vitrines, em breve novidades sobre os produtos da marca.
https://exame.com/casual/grupo-boticario-diz-oui-ao-mercado-internacional-com-nova-unidade-de-perfumaria/
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