A Coty acaba de lançar um novo e-commerce B2B, a Loja do Varejo, voltada exclusivamente para a venda de produtos de beleza e higiene pessoal a lojistas de todo o País. O objetivo é conectar comercialmente pequenos e médios varejistas a distribuidores.
A iniciativa se soma ao site Loja Coty, que a empresa lançou em 2017 com foco no consumidor final, e a outras frentes de negócios online criadas desde então (brick & click, pure players e marketplace). Por meio desses formatos, o e-commerce da Coty no Brasil mais que dobrou de tamanho em 2020.
O novo site é a primeira plataforma B2B da Coty no mundo. ‘Nosso B2B tende a impactar os negócios de milhares de comerciantes que vendem nossos itens de cuidados pessoal e beleza, espalhados pelos cerca de 5,5 mil municípios brasileiros em aproximadamente 540 mil pontos de venda. São comerciantes que nem sempre conseguem ter agilidade na aquisição de mercadorias. E acabam tendo dificuldades para abastecer seus PDVs, muitas vezes até mesmo devido à distância física dos principais distribuidores e suas respectivas forças de venda’, afirma Nicolas Fischer, Managing Director da Coty no Brasil.
Esses varejistas de menor porte, que costumam receber visitas de representantes comerciais com menos frequência, muitas vezes precisam se dirigir às localidades onde ficam distribuidores para reabastecer seus estoques.
Segundo Karen Sanchez, diretora de e-commerce da companhia, com a pandemia isso ficou muito mais complicado, evidenciando a importância de agilidade e conveniência que transações online proporcionam. ‘Essa realidade nos faz ter certeza de que nosso novo B2B não só se tornará muito relevante em nosso modelo comercial multicanal, como também transformará o dia a dia desses milhares de comerciantes. Além disso, impulsionará o resultado dos distribuidores, que agora podem ter seu negócio digitalizados. Sem dúvida, nossa jornada de transformação digital gerando bons frutos para todas partes envolvidas’, diz.
Integração da cadeia de vendas
Semelhante ao padrão da operação online direta para consumidores, o B2B da Coty funciona no modelo vertical, com estratégia integrando sua cadeia de vendas. Na prática, a operação integra distribuidores, em um só ambiente digital, para venderem aos varejistas de pequeno e médio porte.
Nesse modelo, a Coty centraliza atividades nas quais tem forte expertise, como branding e marketing de seus produtos e marcas; uso de recursos inteligência de dados e análises preditivas para personalização de comunicação; ofertas comerciais por meio de análises de Big Data e outras iniciativas que proporcionam aumento de vendas com margens sustentáveis. Já estoque, faturamento e entrega continuam sendo feitos pelos distribuidores, o que permite se manterem como protagonistas nessa parceria comercial saudável para todas as partes.
A Coty Inc. é uma dos maiores e principais empresas do setor de beleza no mundo, sendo líder global em fragrâncias e ocupando o terceiro lugar no quesito maquiagem e esmaltes. Hoje, os produtos da companhia são comercializados em cerca de 150 países.
No Brasil, a empresa atua com marcas globais do portfólio da companhia, além de cerca de 25 marcas locais, entre elas Risqué, Monange, Cenoura & Bronze, Bozzano, Biocolor e Paixão. Ao todo, a operação conta com aproximadamente 2,4 mil funcionários, alocados em diversas unidades no País.
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