Empresa anuncia venda de participação na Wella para KKR
A Coty reportou um lucro líquido de US$ 103 milhões no primeiro trimestre fiscal de 2022, de julho a setembro, um aumento de 7,4% na comparação com o mesmo período do ano anterior, impulsionado pela mudança de US$ 390 milhões no valor justo do investimento na Wella e no aumento da receita.
Em base ajustada, sem eventos não recorrentes, o lucro líquido saltou para US$ 63,1 milhões no período, revertendo prejuízo de US$ 9,8 milhões observados no ano anterior.
A receita líquida no trimestre avançou 22% na comparação anual, para US$ 1,37 bilhão, incluindo um impacto positivo do câmbio de 1,4%, também impulsionada por um aumento de 33,6% em Prestige, e um aumento de 3% em beleza de consumo.
As vendas ultrapassaram a projeção de crescimento acima de 15%, com uma combinação de forte crescimento de lojas físicas e crescimento de 23% em comércio eletrônico.
O negócio Prestige da Coty cresceu acima de 35% no trimestre. As vendas de fragrâncias aumentaram fortemente em quase todas as marcas, com desempenho particularmente forte da Gucci, Burberry, Hugo Boss, Marc Jacobs, Calvin Klein e Chloe.
Esse impulso foi graças a um calendário de lançamento de fragrâncias muito forte no primeiro trimestre, com resultados de destaque particular de Gucci Flora Gorgeous Gardenia e Burberry Hero.
Ao mesmo tempo, as vendas de cosméticos Prestige mais do que dobraram em relação ao ano anterior, lideradas pela maquiagem Gucci e pelo relançamento da Kylie Cosmetics. Regionalmente, os Estados Unidos e a China continuaram apresentando um desempenho muito robusto. O varejo de viagem mais que dobrou, liderado em particular pela Ásia e Europa, enquanto as tendências em muitos mercados da Europa Ocidental continuaram a melhorar.
As receitas de beleza aumentaram 4%. CoverGirl gerou um crescimento de vendas de dois dígitos, aumentando a participação de mercado em 4 dos últimos 7 meses, com impulso descomunal nas 8 franquias Magnificent.
O reposicionamento da Rimmel e do Max Factor, que começou em meados do ano, também tem mostrado um progresso forte nos principais mercados europeus. O Wonder’Extension, da Rimmel, tornou-se seu lançamento de rímel de maior sucesso nos mercados críticos do Reino Unido e Alemanha, com ímpeto saindo do primeiro trimestre com o lançamento da linha Kind & Free da Rimmel, a primeira em massa de produtos cosméticos veganos.
“O primeiro trimestre marca o quinto período consecutivo da Coty entregando resultados em linha ou acima das expectativas. É importante ressaltar que nossos resultados do primeiro trimestre exemplificam o ciclo virtuoso que temos trabalhado para criar, onde nosso forte desempenho de linha de frente, juntamente com a expansão sustentada da margem bruta e iniciativas de custo, alimentam a expansão de lucro e reinvestimentos direcionados para apoiar o crescimento futuro”, afirmou a presidente Sue Y. Nabi.
KKR
A Coty aproveitou o balanço para anunciar a venda de participação de 4,7% da alemã Wella para o fundo KKR, em troca do resgate de aproximadamente 56% das ações preferenciais conversíveis que estão em posse do fundo, num transação avaliada em aproximadamente US$ 215,7 milhões.
Esta transação reduz a participação total da Coty na Wella para 25,9%.
Após a conclusão da transação, a KKR continuará a ter uma participação acionária de 2,4% na Coty na base da conversão.
A estrutura e os termos da transação são consistentes com a transação anterior anunciada em 1º de outubro de 2021, na qual a Coty concordou em trocar uma participação de 9% na Wella pelo equivalente a aproximadamente 47 milhões de ações da empresa.
Ambas as transações refletem uma valorização de aproximadamente 50% no valor patrimonial da Wella desde o fechamento da venda de 60% da Coty para a KKR em dezembro de 2020, coincidindo com a reabertura de salões de beleza globais e o momento positivo no negócio Wella.
A última transação vai mudar a estrutura de capital da Coty e resultará em um adicional de aproximadamente US$ 14 milhões na economia anual de dividendos, totalizando aproximadamente US$ 65 milhões em economia anual quando combinada com as duas transações anteriores com a KKR em setembro e outubro.
A presidente Sue Y. Nabi afirmou que a estratégia para desbloquear a expansão de valor na Coty permaneceu ancorada em três objetivos principais: acelerar as vendas e o lucro, desalavancar o balanço patrimonial e simplificar a estrutura de capital.
“Com o anúncio de hoje, estamos bem avançados na simplificação de nossos objetivos de balanço patrimonial e estrutura de capital, ao mesmo tempo em que confirmamos o forte e crescente valor de nossa participação na Wella. Este é mais um marco na transformação da Coty em uma potência da beleza”, completou.
A transação deve ser concluída nas próximas semanas.
A Coty é líder global em fragrâncias e número três em cosméticos. Os produtos da Coty são vendidos em mais de 150 países ao redor do mundo.
No Brasil, a Coty é dona de marcas como Monange, Bozzano e Risqué. Em agosto, a Coty Brasil protocolou um pedido de abertura de capital.
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