Dolce & Gabbana aposta na beleza. O negócio de beleza da empresa, que será retomado internamente em 2022 após o fim da licença concedida à Shiseido, está em franca expansão e registrando números recordes. Dois anos após o seu lançamento, o CEO da DG Beauty, Gianluca Toniolo, conversou com o FashionNetwork.com e falou sobre o desempenho e os projetos em andamento para o crescimento futuro da marca.
FashionNetwork.com: Quanto vale o negócio de beleza da Dolce & Gabbana?
Gianluca Toniolo: Apesar de um plano de negócios muito ambicioso, no primeiro ano de operação superamos a nossa meta em 50%, alcançando um valor de vendas no varejo de 1,5 bilhão de euros em comparação com a previsão de 1 bilhão. O objetivo é mais do que duplicar os resultados até 2026-27. Em 2022, a maquiagem representou 5% das vendas totais, mas gostaríamos de chegar a 30% nos próximos 3 a 5 anos.
FNW: Onde fica a sede da divisão e quantas pessoas trabalham lá?
G.T: A sede da DG Beauty fica em Milão. Além disso, existem outras cinco filiais em Miami, Dubai, Singapura, Paris e Madrid (em joint venture). Temos mais de 300 funcionários em todo o mundo. É uma equipe internacional muito dinâmica, com uma idade média de 34-35 anos. Nossas pessoas são a base do nosso sucesso. Confiamos muito no valor das pessoas e escolhemos pessoas altamente especializadas e competentes, mas sobretudo pessoas com a atitude certa para enfrentar um projeto tão ambicioso e desafiador.
FNW: Qual é o foco principal da DG Beauty?
G.T: Sem dúvida Light Blue, uma fragrância que capta o espírito alegre e italiano da marca e que, desde a sua criação em 2001, continua sendo uma das fragrâncias mais vendidas no mundo. Devotion, a última criação olfativa datada de 2023, está subindo rapidamente no ranking dos mercados mais importantes do mundo. Em maquiagem, o Luminizer Everlift vem desempenhando bem.
FNW: Você está planejando algum novo lançamento?
G.T: Nosso objetivo é nos tornar uma marca com duas vertentes: fragrâncias e maquiagem. A maquiagem conta atualmente com 80 referências, que aumentarão para 350 até 2025. São categorias nas quais sabemos que ainda temos um potencial de crescimento significativo. Não vamos desistir dos cuidados com a pele, que terão uma linha dedicada até ao primeiro trimestre de 2025. No entanto, não entraremos nesta área com uma ‘oferta anti-idade’, baseada em investigação e resultados laboratoriais, mas sim abordaremos isso com produtos ‘aging-well’: usaremos ingredientes italianos, já presentes em nossas maquiagens e fragrâncias, que possuem propriedades naturais importantes para a pele e que atuam como ‘embelezadores da pele’.
FNW: Como é distribuída a linha de beleza na Itália?
G.T: Estamos presentes nas melhores perfumarias seletivas italianas e também, com espaços dedicados, nas boutiques da marca. Temos muito orgulho do espaço que a beleza ocupa nas lojas de marca única nas principais cidades italianas como Milão e Roma. Isto permite-nos elevar a gama e apresentá-la como um grande trunfo da marca. O comércio eletrônico direto também é ativo.
FNW: Quais são os principais mercados da divisão?
G.T: A América do Norte é o principal mercado de perfumes. Também registramos bons números na Europa, onde se destacam Itália e Espanha, bem como na América Latina e no Oriente Médio. Estamos reposicionando a marca na Ásia com grande sucesso. Em maquiagem, trabalhamos no posicionamento e penetração no mercado. Na verdade, antes de internalizar esta atividade, a categoria estava distribuída apenas marginalmente. Em abril, lançamos a nossa maquiagem nos Estados Unidos exclusivamente com a Saks, e tivemos uma resposta muito positiva.
FNW: Quem são seus clientes-alvo?
G.T: As gerações Z e Alpha, em particular, são um alvo importante para a cosmética e foi essencial para nós entrarmos no mercado com produtos que pudessem potencialmente atrair estas gerações que, hoje intrigadas pelos produtos de beleza, poderão também tornar-se consumidoras de moda amanhã. Por exemplo, a paleta Eye Dare You, lançada recentemente no mercado, foi pensada com isso em mente: sua embalagem atraente lembra uma bolsa clutch DG.
FNW: Os produtos são mais voltados para homens ou mulheres?
G.T: Com fragrâncias e maquiagens, cobrimos ambas as categorias. Nas fragrâncias, temos uma gama que satisfaz os gostos masculino e feminino, bem como produtos cross-over. A nossa maquiagem é adequada tanto para homens como para mulheres, graças aos nossos produtos de alto desempenho.
Deixe um comentário