O ano de 2019 foi marcado pelo aumento da tendência dos produtos de beleza veganos. Grandes marcas consolidadas desenvolveram produtos naturais sem crueldade animal e novas empresas se especializaram nesse campo para atender à demanda de consumidores cada vez mais sensíveis às questões ambientais e de bem-estar animal.
A marca americana de produtos para a pele, CeraVe, já vende produtos sem origem animal no Reino Unido, mas a empresa anunciou planos para desenvolver esses produtos nos mercados americano e canadense em 2020. Em fevereiro de 2019, a marca, que pertence ao grupo francês de beleza L’Oréal, estabeleceu a meta de oferecer 90% de produtos veganos na América do Norte até 2021. Os funcionários da CeraVe informaram à revista Allure que estavam tentando substituir um de seus ingredientes derivados da lã de ovelha por uma versão vegana.
A Dermablend Professional, outra marca do grupo L’Oréal, também investiu na promoção do bem-estar animal em 2019 e obteve a certificação da PETA (People for the Ethical Treatment of Animals). Ela também anunciou planos para reduzir seus ingredientes derivados de animais e tornar seus cosméticos 100% veganos. Os consumidores “estão buscando marcas que se alinham com seus valores e nossa meta é dar à eles a confiança e conhecimento para tomar as melhores decisões para suas rotinas de beleza”, explicou Malena Higuera, Manager da Dermablend Professional.
A Avon também é uma das marcas que se voltaram para o veganismo. A marca americana lançou uma coleção de cinco itens nomeada “The Distillery” em setembro. A linha não contém ingredientes derivados de animais e produtos químicos nocivos, e inclui texturas que economizam água e embalagens recicláveis.
Essas iniciativas ressaltam as mudanças que estão em andamento na indústria da beleza. Essa mudança de direção foi particularmente visível em 2019 com o lançamento de novas marcas de cosméticos 100% veganos, como a “Florence By Mills”, da jovem atriz Millie Bobby Brown (“Stranger Things”), e “Kesha Rose Beauty”, da cantora Kesha. Isso mostra que a tendência dos cosméticos veganos chegou para ficar, especialmente entre os jovens consumidores que estão cada vez mais preocupados com o bem-estar animal.
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