Há bastante tempo que a inovação transita no setor de Higiene e Beleza com frequência e destaque. Basta ir a uma feira do setor, que lá estará a prova. É inovação para todo lado. O discurso das grandes marcas, grandes fabricantes e também do segmento da matérias-primas tem foco total em inovação. Daí que, juntando essa informação com tudo que está acontecendo no mundo, a nossa reportagem buscou entender como será daqui para frente. Dessa vez, o nosso papo foi com Marília Rocca, CEO do Grupo Hinode.

O mundo pós-pandemia trará uma mudança no modo de consumir. Pelo menos essa é a informação que temos recebido de empresas de pesquisas. De que forma essa possibilidade impacta o tema da inovação na Hinode?

Temos acompanhado as pesquisas e tudo aponta para um consumidor mais consciente e que busca por produtos que tragam bem-estar e segurança com a saúde. O consumidor quer produtos que além de realçar beleza, também tragam proteção. Já estávamos nesse caminho, por exemplo, o nosso gel higienizante antisséptico, além de eliminar 99,9% de germes e bactérias, não resseca as mãos e perfuma delicadamente a pele. Relançamos a linha Sublime, que além de ter embalagens feitas com fontes renováveis, é livre de parabenos, substâncias que podem aumentar o risco de desenvolver câncer de mama, além de conter vitamina E e Hidra 360º, ambos responsáveis por melhorias para a pele.

Outro ponto com o qual o consumidor está atento é como a marca se comporta institucionalmente. O Grupo Hinode vem investindo tanto em tecnologia para lançar produtos de alta performance, como também pensando em toda a cadeia de produção, olhando também para o social. Durante a pandemia, conseguimos atuar de forma consistente em comunidades carentes por meio do Instituto FAR, braço do Grupo Hinode responsável pelas ações sociais. Foram 120 mil pessoas beneficiadas diretamente por doações e arrecadações, sendo um total de 73,3 toneladas de produtos de alimentação e higiene, atendendo a 37.200 famílias. Pelo Pérolas, programa do Grupo Hinode para capacitação e empoderamento de mulheres, durante a pandemia foi intensificado o número de lives sobre assuntos como Lei Maria da Penha e assédio e acolhimento sem julgamento, entre outros, visando apoiar mulheres que sofrem violência doméstica. Um grupo de WhatsApp também é mantido pela fundadora do projeto, Crisciane Rodrigues, VP de Relacionamento do Grupo Hinode, onde milhares de mulheres conversam sobre temas do Universo Feminino. O Pérolas também oferece treinamento e capacitação para as consultoras, dando ferramentas para a independência financeira.

Ainda colocamos prática um plano de ação de ajuda aos consultores da rede na pandemia, dando descontos atrativos na compra dos kits e bonificando com produtos grátis, aumentando muito o ganho dos consultores.

Como a empresa tem tratado a inovação atualmente? Há peculiaridades com relação a esse tema?

A inovação no Grupo Hinode não está somente em nossos produtos, buscamos tecnologia de ponta também para facilitar o negócio de nossos consultores, franqueados e operadores internacionais. Ampliamos o e-commerce, que além de atender ao consumidor final, também é uma ferramenta de social selling dos nossos consultores. Só nessa plataforma tivemos um aumento de 200% nas vendas. Implantamos o delivery, que significou 18% das vendas das franquias e o take away, que gerou 15% de acréscimo na retirada dos produtos pelos nossos consultores nas franquias.

 

Então, inovar nem sempre significa trazer um produto novo ou um novo produto surpreendente…

Exato, a inovação deve estar também em ações que resultem melhorias de âmbito geral, seja no consultor que vende o produto, seja na comunidade entorno de onde se atua. Um dos exemplos do Grupo Hinode em inovação que tem nos dados muito orgulho foi que durante a pandemia incentivamos o consumo de produtos certos para a época. Produzimos 95 toneladas de álcool em gel que chegou às mãos dos consultores em tempo recorde, com 40% de desconto.

Também fortalecemos a venda de itens de higiene pessoal, o que ocasionou um crescimento de 200% na comercialização dessa linha. Todos os produtos relacionados a bem-estar que ajudam a fortalecer a imunidade tiveram crescimento de 600% nas vendas.

Há tempos que o mercado aumenta esforços no ramo dos “cosméticos verdes”. Qual é a relevância desse tema na Hinode?

Para o Grupo Hinode, é um assunto de muita importância. Estamos buscando sempre soluções para adequar nossos produtos ao cenário socioambiental. Estamos investindo em Governança Ambiental, Social e Corporativa para medirmos nossos esforços na sustentabilidade e do nosso impacto social. Demos o start com o lançamento da linha Sublime, que traz o selo I’m Green, utilizado em embalagens feitas a partir de fontes renováveis. A meta é que o nosso portfólio de produtos caminhe para se tornar cada vez mais sustentável.

Na sua visão, o que será mais importante para entregar ao consumidor produtos que realmente satisfaçam necessidades e os encantem para ajudá-los a buscar mais equilíbrio em saúde e bem-estar?

O mais importante é oferecer ao consumidor produtos que entreguem realmente o que prometem. O Grupo Hinode tem ampliando a sua gama de produtos, oferecendo desde maquiagem e cuidados com o corpo, como também suplementos, produtos de nutrição esportiva, além de alimentos que trazem benefícios para a saúde, por meio da linha HND. Queremos oferecer cuidados e bem-estar que venham de dentro para fora e não ao contrário. Acreditamos que este é o caminho para conquistar e encantar o consumidor.

Fonte: https://revistahec.com.br/entrevista-com-ceo-da-hinode-inovacao/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *