Aesop, a marca australiana de cuidados com a pele, está intensificando seus esforços de sustentabilidade com uma série de iniciativas e parcerias amigas do ambiente à medida que avança para alcançar uma economia circular, bem como atender às necessidades dos consumidores pós-Covid-19.
A marca de propriedade da Natura está testando um esquema de refil em uma de suas lojas em Adelaide, Austrália, com uma meta de longo prazo de oferecer soluções de refil para 50% de suas embalagens de beleza até 2030.
Os clientes podem devolver suas garrafas de vidro usadas para quatro dos produtos de limpeza facial da Aesop para que sejam limpos, higienizados e recarregados, após o sucesso de uma iniciativa semelhante lançada em 2018 em Hong Kong.
O esquema piloto surge enquanto a marca estilo boticário trabalha para tornar 100% de suas embalagens recicláveis, reutilizáveis ou compostáveis até 2025.
Atualmente, mais de dois terços de suas embalagens plásticas consistem em mais de 97% de PET reciclado, o que supostamente ajuda a reduzir as emissões de gases de efeito estufa e trabalha em direção a uma economia circular, segundo a Aesop.
Elegante e sustentável
Promovendo seus esforços ecológicos, a marca também anunciou uma colaboração com a marca de moda ética RÆBURN em uma joint venture ainda a ser anunciada, voltada para atender às necessidades do consumidor durante e após a pandemia Covid-19.
Previsto para ser lançado em janeiro de 2021, o projeto abrange os princípios compartilhados das marcas de ‘praticidade, funcionalidade e propósito’.
Adam Kakembo, Diretor de Marketing da Aesop, disse: “Abordamos o RÆBURN com a ideia de um projeto colaborativo que há muito admira a capacidade de Christopher [Raeburn, fundador] de combinar utilidade e conveniência com desejo estético.
“Com o humilde sabão anunciado pelas autoridades de saúde globais como a melhor linha de defesa contra o vírus, a necessidade de higiene e limpeza é mais prevalente do que nunca.
“A higienização regular de nossas mãos e arredores tornou-se um hábito arraigado e que permanecerá conosco enquanto nos esforçamos para retornar a uma vida mais comum.”
No segundo trimestre de 2020, a Aesop viu as vendas de comércio eletrônico crescerem 430% em comparação com o ano anterior, pois os consumidores se concentraram em higiene e bem-estar durante o bloqueio.
Kakembo acrescentou: “Com um compromisso compartilhado com o design responsável, criamos um conceito inspirado nas necessidades pós-Covid de nossos clientes à medida que navegam no novo normal.”
As iniciativas mais recentes surgem no momento em que a marca trabalha para alcançar o status de Corporação B, uma certificação que mantém a mentalidade de equilíbrio entre propósito e lucro, que ela planeja apresentar até o final deste ano.
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