O avanço de 6% na receita da Avon no Brasil no terceiro trimestre e o aumento do número de revendedoras nesse período foi comemorado pela administração da Natura &Co. “Estamos muito otimistas com os números da Avon na América Latina, especialmente no Brasil”, disse o presidente da Natura &Co na América Latina, João Paulo Ferreira, em teleconferência com analistas, nesta sexta-feira (13).

Segundo o executivo, os números do terceiro trimestre são sinais positivos, especialmente se considerado que ainda não refletem as mudanças estruturais que a companhia tem feito na marca Avon no Brasil e nos países latino-americanos. “Há um vento a favor no nosso mercado. Quando as mudanças estruturais estiverem implementadas no início do ano, conseguiremos sustentar a trajetória de avanço”, disse.

No fim do terceiro trimestre, a empresa iniciou a campanha de marketing de relançamento da Avon em 30 países da operação internacional, que abrange mercados da Europa, Ásia e Oriente Médio. A campanha “Watch me Now” deve chegar ao Brasil e América Latina no começo de 2021, mas Ferreira afirma que a companhia já aumentou investimentos nessas operações, em especial em comunicação.

Dando mais detalhes sobre a Avon Internacional, a administração da Natura &Co destacou que começou um projeto piloto de implementação do modelo de atuação da marca Natura nas operações da África do Sul. Essa estratégia de mudança no modelo de negócios, imprimindo o DNA da empresa brasileira às operações internacionais adquiridas no começo de 2020, deve começar a se intensificar no quarto trimestre.

Uma das premissas do novo modelo, segundo os executivos da empresa, passa pela segmentação da operação e as primeiras experiências já têm mostrado incrementos, com facilitação nos canais de venda e aumento da produtividade das revendedoras.

Revendedoras
O terceiro trimestre também foi de crescimento no número de consultoras e representantes de vendas na Natura &Co América Latina, divisão que reúne as operações das marcas Natura e Avon nos países da região.

Esse avanço ajudou a Natura a ganhar mercado e a Avon a manter sua fatia estável, o que foi bem recebido por analistas que acompanham a empresa. Ferreira afirmou, ao ser questionado por um dos analistas de banco, na teleconferência de hoje, que a Natura tem ganhado mercado gradualmente ao longo dos últimos anos. “Há alguns sinais disso, como o aumento do número de consultoras, em especial nas plataformas on-line.” No trimestre, o número de lojas virtuais de consultoras Natura cresceu 75%.

Segundo o executivo, essas novas consultoras são cerca de 5 anos mais jovens do que a média histórica da marca e mais íntimas com as plataformas on-line. “A fidelidade das consultoras registrou um aumento de nível inédito”, acrescentou ele.

O investimento nas plataformas digitais de venda, como as lojas virtuais e as ferramentas de social selling, foi um dos fatores apontados pelo executivo como razão para o aumento de novas consultoras. O segundo fator está mais relacionado às questões macroeconômicas, com mais pessoas em casa, desempregadas e com menor renda.

Questionado acerca da capacidade de retenção de consultoras devido a esse segundo fator, Ferreira afirmou que “ainda é difícil falar da produtividade e ciclo de vida das consultoras dentro do sistema de vendas”, mas disse que a empresa tem conseguido registrar índices de satisfação altos entre as representantes.

A plataforma de serviços digitais da Natura &Co, anunciada em outubro, deve ser mais uma ferramenta de ajuda à produtividade das revendedoras, na opinião do executivo. Ele vê a ferramenta como uma espécie de banco digital para as consultoras. A plataforma começará no Brasil, para a marca Natura.

“A ideia básica é fortalecer nosso principal negócio. Soluções financeiras melhores ajudam a melhorar a produtividade das consultoras.”

Auxílios governamentais
Parte da melhora de 3,3 pontos percentuais na margem no trimestre do grupo Natura &Co refletiu também os subsídios e auxílios governamentais em alguns dos países em que a companhia opera.

De acordo com José Antonio de Almeida Filippo, diretor financeiro e de relação com investidores da companhia, 1,6 ponto percentual da margem, que terminou o trimestre a 14,8%, pode ser atribuída a programas de ajuda governamentais, mas “mesmo com exclusão desses fatores, esperamos manter melhora das margens”.

A visão construtivista da companhia em relação à rentabilidade nos próximos trimestres passa, também, pelos ganhos financeiros em sinergias obtidas com a integração da Avon. De acordo com o presidente da Natura &Co, Roberto Marques, a integração tem progredido com êxito, destacando que, no trimestre, US$ 17,6 milhões foram capturados.

A empresa já tem fabricado alguns dos produtos da Avon na fábrica da Natura no Brasil, por exemplo, e tem utilizado o centro de distribuição da Avon no México.

“Estamos no caminho certo e essas sinergias conseguem melhorar, inclusive, a conta de serviços para as consultoras e representantes”, argumenta Marques.

Marques reforçou, porém, que a empresa segue monitorando e atenta aos reflexos do aumento de casos da covid-19 no mundo, bem como anúncios governamentais de novos bloqueios na Europa. “Ainda que tenhamos tido um trimestre muito forte, a pandemia está longe de terminar e estamos monitorando o cenário. Vale destacar que o quarto trimestre é um dos mais importantes. Mas também aprendemos muito e estamos mais ágeis e adaptados.”

Fonte: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2020/11/13/estamos-otimistas-com-os-numeros-da-avon-na-america-latina-diz-diretor-da-natura-andco.ghtml

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