Novidade, apresentada no Clube Mundo do Marketing, dará o primeiro passo da marca no metaverso e dará benefícios exclusivosA Granado é uma empresa que, ao longo dos anos, soube se reinventar e se adaptar aos novos hábitos do consumidor e do mercado. Agora, ela se prepara para começar uma nova fase alinhada a mais nova tendência: NFTs. A novidade foi apresentada no Clube Mundo do Marketing, um encontro semanal entre profissionais da área organizado pelo Mundo do Marketing. 

A novidade inaugura uma nova fase da companhia rumo ao metaverso. “Estamos precisando nos reinventar o tempo todo. O NFT não visa dinheiro, é um clube de vantagem. Quem comprar ganhará visita à fábrica, perfume, moleskine e uma aula de perfumaria. Será o nosso primeiro passo no metaverso, mas que oferece experiência marcante e memorável. É isso o que o consumidor espera”, afirma Higo Lopes, Gerente de Marketing na Granado Pharmácias durante o encontro no Clube do Mundo do Marketing.

Higo afirma ainda que o consumidor está sendo bombardeado por muitas marcas e nem sempre é o seu concorrente direto que dará uma lição. “Hoje eu vejo a Kopenhagen como uma concorrente, porque ela vende experiência. A vitrine dela é atrativa e na hora de presentear alguém, o consumidor pensará: Granado ou Kopenhagen? No fim, o bolso de quem sairá aquela decisão é um só: o cliente”, avalia.

Veja abaixo alguns dos temas abordados durante o encontro exclusivo:

NFT
A novidade apresentada em primeira mão no Clube Mundo do Marketing será lançada oficialmente no final de julho e terá pacotes diferenciados de entregas. No pacote básico, o cliente ganha o NFT e desconto na loja; já o premium , ganhará além do NFT, 25% de desconto e a visita à fábrica, além da aula de perfumaria. A cada NFT adquirido, uma árvore em nome do consumidor será plantada. Tudo para contribuir com a redução da emissão de carbono.

Diferenciação dos concorrentes 

Quando chegou na categoria de higiene para bebês, a Dove usou de estratégias muito agressivas para os concorrentes. O que poderia ser danoso para a Granado, acabou fortalecendo a marca. “Somos líderes em marketshare em sabonete líquido, brigando com Unilever, Kimberly-Clark e Johnson’s. Mas temos um elo com o consumidor que as outras não têm, porque somos uma marca que passa de geração para geração e os valores são os mesmos. Temos uma história com o consumidor. Além disso, o fato de possuirmos uma loja física com um branding muito bem construído, faz com que a pessoa que vá a um varejo sinta a mesma essência da nossa loja ao se deparar com o produto”, avalia o Gerente de Marketing da Granado. 

Embalagem

O conceito vintage está interligado à essência da marca, que era uma empresa farmacêutica. Uma embalagem hoje utiliza conceitos que já foram utilizados antigamente. A linha Carioca é inspirada em uma embalagem de laxante da década de 1930. “Nós não nos apropriamos da tendência vintage, ela está relacionada à história da marca. Quando você faz isso com verdade, o consumidor sente”, afirma Higo.

Mercado internacional
A Granado expandiu suas fronteiras investindo em uma store in store – projeto iniciado na loja de departamento Le Bon Marché, na França. A estratégia fez sucesso e a marca chegou em Portugal e, mais recentemente, em Londres. “Diferentemente do Brasil onde a linha de higiene é mais difundida, na França a nossa perfumaria é que faz sucesso. Os franceses amam as marcas brasileiras e foi a categoria que mais abraçaram”, conta.

E-commerce e digital

Em 2015 a Granado tinha 39 lojas físicas e o e-commerce era a loja número 38 em número de vendas. Hoje o cenário é diferente e a loja virtual é a número um. Obviamente, a mudança no comportamento do consumidor influenciou o resultado, mas a marca ter continuado a investir no modelo fez a diferença. 

A pandemia também ajudou nesse crescimento, apesar de ter prejudicado o rendimento pelos varejistas. Hoje o time de digital é muito maior, as estratégias de “click e retire” amadureceram e a empresa criou inovações para que a saúde e a segurança do consumidor nas lojas fosses maiores, como display olfativo que evita contato físico da pessoa com objetos muito manuseados.

A força dos influenciadores também é grande, mas Higo avalia que é difícil mensurar, já que os resultados não são imediatos. “O cliente pode ser impactado por muito tempo, porque ele vai buscar experimentação e a melhor ocasião para ele adquirir. Os gerentes nos passam os dados de itens que vieram por indicação de alguém, como o perfume que uma TikToker indicou – o Époque Tropical viralizou e esgotou recentemente”, explicou.

Fonte: https://www.gironews.com/atacado-cash-carry/investimento-em-alta-69054/

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