Com crescimento histórico, Grupo Boticário se destaca com maior rede omnicanal do Brasil e entrada em segmentos de pet care e baby care.
O levantamento de 2023 do Grupo Boticário mostrou que a marca tem seguido os padrões de crescimento de mercado da beleza e, no ano citado, suas vendas gerais tiveram um crescimento de 30,5% em comparação com 2022. Esse percentual representa um valor de R$ 30,8 bilhões. Para a marca, o desempenho é considerado histórico, uma vez que representa quase o dobro do GMV (sigla em inglês para Gross Merchandise Volume, ou Volume Bruto de Mercadoria) registrado em 2021, quando a empresa atingiu R$ 18 bilhões. Para a companhia, o valor é resultado de avanços na multicanalidade e na variedade de marcas, além da entrada em novos canais. Houve ainda um crescimento no número de parceiros do grupo.
“A sólida performance de 2023 confirma a potência das alavancas internas e consistência no nosso desenho estratégico de longo prazo”, comenta Artur Grynbaum, Vice-Presidente do Conselho do Grupo Boticário. “Estamos formatando um ecossistema de beleza que expande nossa presença junto aos consumidores brasileiros, por meio de parceiros sólidos, atuando com diversas marcas, em diversas categorias, presentes nos mais diversos canais. Nosso crescimento não diz respeito a apenas uma marca, categoria ou canal. Temos um conjunto de ações que corroboram o desempenho de uma estratégia robusta, bem executada e com geração de valor a todos os clientes do ecossistema”.
Crescimento nos canais de venda do Grupo Boticário
Em 2023, o Grupo Boticário passou por uma expansão em seus canais de venda. Foi o maior crescimento de lojas reformadas, o que resultou na consolidação como a maior rede omnichannel do Brasil, com mais de 4 mil pontos de “Clique e Retire” e cerca de mil “Espaços do Revendedor”. Isso acontece em um cenário em que os consumidores brasileiros buscam mais de um canal para o relacionamento com as marcas. Vale pontuar ainda que, dentro dessa busca dos clientes, eles querem também um atendimento mais humano, com interação de forma direta.
Já na operação B2B (Business to Business) – farmácias, perfumarias, lojas de departamento e redes alimentares – o tamanho dobrou em 2023. Os produtos do Grupo Boticário passaram a estar presentes em cerca de 100 mil pontos de venda em todo território nacional, com destaque ao setor de farmácias, que se tornou o principal canal de distribuição de B2B. A aceleração nesse canal também foi marcada pela aquisição da Truss Professional, marca nacional dentre as líderes no segmento de produtos capilares com ampla presença em salões de beleza no Brasil e no mundo. A operação permitiu ao Grupo Boticário fortalecer sua presença na categoria de cabelos e estrear no segmento profissional, com presença em 26 mil salões no Brasil, fortalecendo o relacionamento com profissionais cabeleireiros. Entre as categorias, as de maior crescimento foram cabelos, perfumaria e cuidados pessoais.
Investimentos estratégicos e o cliente no centro
Os investimentos em pesquisa e desenvolvimento, tecnologia e marcas sustentaram um alto patamar de inovação com cerca de quatro mil novos produtos desenvolvidos e outros 2 mil reformulados. Cerca de 26% das vendas totais (GMV) do Grupo Boticário foram provenientes de produtos lançados há menos de um ano.
Já no cenário das marcas, elas se complementam e ajudam nos resultados da companhia. Em 2023, Eudora se consolidou como a segunda maior marca do Grupo Boticário. Vult e O Boticário também apresentaram bom desempenho. Além da sólida performance das marcas proprietárias, destaque para marcas terceiras, comercializadas via e-commerce Beleza na Web, e licenciadas como Pampers. A parceria entre Grupo Boticário e P&G resultou no lançamento da primeira linha de baby care de Pampers do mundo. No ano passado, o Grupo Boticário também ingressou no segmento pet care com o lançamento de Au.Migos, primeira linha de produtos para pets da empresa.
Além disso, em 2023 a base ativa e identificada de consumidores cresceu 13% e chegou a 24 milhões de pessoas que realizaram pelo menos uma compra no último ano. Isso aconteceu a partir do conhecimento que a companhia tem sobre seus clientes, e que permitiu uma entrega de valor ao integrar marca, canal, categoria e parceiro. A cada quatro itens do setor de higiene e beleza que chegaram às mãos dos consumidores no Brasil, um passou pelo ecossistema do Grupo Boticário.
“Em um mundo cada vez mais volátil, decidimos mirar no consumidor, que é cross-marcas e cross-canal. Tão importante quanto o aumento no número de clientes identificados é o tratamento adequado dessas informações, que nos permite construir fundamentos e sistemas para uma experiência personalizada e de excelência, o que se traduz em maior ticket e frequência de compra”, destaca Artur Grynbaum.
Resultado em todas as dimensões
Dentro as iniciativas ambientais, sociais e de governança (ESG), o Grupo Boticário aumentou em quase 30% o volume de toneladas de resíduos reduzidas, reutilizadas e recicladas por meio de iniciativas, como o maior programa em pontos de coleta de embalagens cosméticas e higiene pessoal no mercado de beleza do Brasil. Com isso, a companhia reduziu o impacto que dez mil toneladas de resíduos poderiam causar ao meio ambiente, ao promover a destinação correta e a reinserção na nossa cadeia produtiva.
O impacto positivo na sociedade e em todo o ecossistema da beleza levou a companhia a ser reconhecida por premiações renomadas no Brasil e no mundo. Resultado do Corporate Sustainability Assessment (CSA) – avaliação anual das práticas de sustentabilidade das empresas e principal critério de elegibilidade para o Índice Dow Jones Sustainability Index – da S&P Global, uma das três maiores agências de classificação de risco, traz o Grupo Boticário na liderança das empresas de beleza brasileiras e como a 3ª empresa mais sustentável do mundo na categoria de produtos pessoais.
A companhia também foi reconhecida como a mais admirada na área de dados da América Latina segundo a 4ª edição da pesquisa State of Data, realizada pela Data Hackers em parceria com a consultoria Bain & Company. O compromisso com a excelência em práticas corporativas levou o Grupo Boticário a ser considerada a 4ª empresa de reputação mais sólida do Brasil, segundo o Monitor Empresarial de Reputação Corporativa (Merco) 2023.
Expansão do mercado da beleza
O mercado de Saúde e Beleza está em expansão em escala global. Anteriormente, a demanda predominante estava centrada em produtos de higiene, mas atualmente os consumidores estão fazendo escolhas mais diversificadas. Além de se preocuparem com saúde e estética, eles também estão interessados em vitaminas, maquiagem, fragrâncias, cuidados com a pele e cabelo. Essa mudança de comportamento refletiu em um aumento significativo nas vendas líquidas, atingindo US$ 1,039 trilhão em 2022, conforme indicado por estudos realizados pela Flywheel. Esse número representa um incremento de 18,6% em relação aos US$ 876 bilhões registrados em 2019, antes da pandemia de Covid-19.
Os Estados Unidos lideram as vendas globais com uma participação de 39,8%, seguidos pela China (13,8%), Japão (6,1%), Alemanha (4%) e Reino Unido (4,2%). Esses cinco principais mercados representam juntos 67,7% das vendas totais em todo o mundo, enquanto os demais países contribuem com os 32,3% restantes. O estudo também revelou que 25,4% das vendas ocorreram online.
As projeções para os próximos anos apontam para um contínuo crescimento. Prevê-se que em 2023 as vendas atinjam US$ 1,107 trilhão e em 2024 é esperado um resultado global de US$ 1,179 trilhão, representando um aumento de 6,5%. Para 2027, estima-se que o setor alcance US$ 1,374 trilhão em vendas líquidas mundiais.
Mídia e consumo de beleza
No cenário do mercado da beleza, a mídia exerce forte influência. Segundo o estudo da Opinion Box, 40% dos brasileiros seguem nas redes sociais influenciadores voltados para a área de beleza e bem-estar. Ainda de acordo com o levantamento, 48% das pessoas têm o hábito de usar maquiagem. Dentro desse percentual, 81% são mulheres e 13% são homens.
Fonte: https://consumidormoderno.com.br/boticario-beleza-omnicanalidade/
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