Companhia está aplicando R$ 164 milhões entre o fim deste ano e 2023
O Grupo Boticário vai investir R$ 164 milhões entre o fim deste ano e 2023 na ampliação de centros de distribuição e em um novo centro de pesquisa de produtos. A primeira parte dos recursos, que soma 60% do total, já foi direcionada. Os 40% restantes serão aplicados na segunda e na terceira fase de investimentos, que ocorrerão em julho e no fim de 2023.
A expectativa é que, ao fim desse ciclo, a capacidade produtiva da companhia seja ampliada em 25%, enquanto a capacidade logística deve crescer 40%.
Parte dos recursos será direcionada para o novo centro de pesquisa e distribuição localizado em São José dos Pinhais (PR). De acordo com o vice-presidente de operações do grupo, Sérgio Sampaio, a companhia produz anualmente cerca de 4 mil novos produtos, demandando investimentos contínuos em suas matérias-primas.
“Temos foco em ingredientes e suas propriedades, e também estamos desenvolvendo uma parte mais criativa, ampliando prototipagens em impressoras 3D e fazendo todo o design das peças”, afirma o executivo.
Outra parte dos recursos foi investida na ampliação dos centros de distribuição de Varginha, em Minas Gerais, e de Campina Grande do Sul, no Paraná, inaugurados em novembro.
Sampaio afirma que as unidades estavam operando “quase em capacidade máxima de produção” com a estrutura anterior.
Uma das novidades é o envio unificado de compras de diferentes negócios do grupo, graças à automação. “Anteriormente cada marca era expedida por uma região, e agora você poderá receber de forma agrupada produtos de todas as marcas do grupo, como Eudora, Quem Disse Berenice e Vult”, explica o executivo.
A expectativa é que o tempo de entrega ao consumidor final seja reduzido entre dois e três dias.
O montante faz parte dos investimentos para o biênio de 2022 e 2023, que somam R$ 964 milhões. Os centros de distribuição das cidades de Varginha e Campina Grande do Sul compõem os chamados “pólos da beleza”.
De acordo com o grupo, os pólos são formados pela empresa em parceria com fornecedores locais de matérias-primas e insumos. O terceiro pólo da beleza a receber investimentos é o de Camaçari, na Bahia.
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