O Grupo Boticário (O Boticário, Eudora e Quem Disse Berenice) superou a Unilever (Dove, Seda e TRESemmée) e conquistou o segundo lugar no mercado de cuidados pessoais e produtos de beleza no Brasil em 2018. A Natura & Co (Natura, The Body Shop e Aesop), que assumiu a liderança em 2017, manteve sua posição.
O Boticário
Segundo dados da empresa de pesquisas Euromonitor International publicados pelo jornal Valor, a Natura & Co registou participação de mercado de 11,9% e o Grupo Boticário de 11,6%, um aumento de 0,4 e 0,8 pontos percentuais, respectivamente.
Esse resultado se deve principalmente à maior presença em novos canais de vendas, como drogarias e perfumarias, e aumento nas vendas diretas. A diferença de participação de mercado entre as empresas caiu para 0,3 ponto percentual, ante 0,7 em 2017. A Unilever aumentou sua participação de 11,1% para 11,4%, mas não o suficiente para manter a segunda posição.
O quarto lugar ficou com a francesa L’Oréal (L’Oréal, Maybelline, NYX), com participação de 6,5%, ante 7% no ano passado; seguida pela Colgate-Palmolive (Colgate, Palmolive, Protex), em quinto lugar, com 6,4%. Procter & Gamble, Avon, Coty, Johnson & Johnson e Beiersdorf, ocuparam os demais lugares.
De acordo com a Euromonitor International, em 2018, as vendas do setor alcançaram 109,7 bilhões de reais, um aumento de 1,53% excluindo a inflação. Para 2019 é esperado crescimento de 3%.
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