O conceito de embalagem reutilizável está ganhando espaço no setor de higiene da beleza. Como algumas outras marcas da categoria, a L’Occitane já oferece recargas ecológicas na forma de um Doypack para determinadas referências . Mas, para ser ainda mais ecologicamente correta, a marca está pensando em eliminar o uso deste refil e substituí-lo por uma solução de fonte.
“O design ecológico é a motivação essencial para esta iniciativa. Recarregar uma garrafa é a melhor solução para reduzir a pegada plástica” , acredita Corinne Fugier-Garrel, diretora de desenvolvimento de conceito de embalagem da L’Occitane en Provence.
Assim, desde junho de 2019, a marca está experimentando o conceito com três géis de banho recarregáveis na loja , em três de seu POS L’Occitane em Provence, Alemanha e Espanha.
“A idéia surgiu em novembro de 2018. Por se tratar de um assunto urgente, decidimos acelerar as coisas e desenvolvemos o projeto em apenas seis meses, ousando apostar em uma técnica completamente nova. Queríamos ver como os consumidores reagiriam” , explicou Corinne Fugier-Garrel.
O experimento envolve três referências de marca de sucesso: Verveine Classique, Verveine Karité e Verveine Agrumes. “Escolhemos produtos populares, para os quais sabemos que os clientes voltariam às lojas pedindo mais”.
Para desenvolver uma fonte especificamente adaptada ao gel de banho , a L’Occitane chamou sua parceira, Marie Laure PLV, uma empresa especializada em móveis de PDV.
“Tivemos que levar em conta o fato de que o gel de banho não flui naturalmente quando você deseja encher uma garrafa em pouco tempo. Isso significa que o líquido deve ser empurrado e sugado para encher uma garrafa em menos de um minuto” , explicou o gerente de projeto, que também acrescentou que o trabalho para melhorar as máquinas continuava com o experimento.
Refletindo o espírito da marca, as garrafas são embalagens padrão de alumínio que vêm nos formatos de 250 e 500 ml ao preço de 3 e 5 euros quando compradas pela primeira vez. O consumidor pode então escolher seu gel de banho a granel em uma das torneiras da fonte. Uma bomba também é oferecida gratuitamente como opção, com a menção “elemento não reciclável.”
“Garantimos que o preço da garrafa com o gel fosse igual ao preço do produto clássico. Portanto, a primeira vez que a operação é neutra para o consumidor que paga apenas pela operação de recarga, que é entre 25 e 30% mais barata que uma garrafa totalmente nova. Existe, portanto, também um incentivo financeiro para motivar o reabastecimento.”
Rastreabilidade garantida
O gel de banho a granel é fornecido em recipientes de 5 litros com um número de lote. Cada garrafa cheia é rotulada por um assistente de loja, com os avisos legais, a lista de ingredientes e o número do lote marcado na garrafa.
O gel é transferido pela máquina em circuito fechado, eliminando assim o risco de contaminação bacteriana. A limpeza da garrafa vazia para reabastecer continua sendo de responsabilidade do consumidor.
Ainda é muito cedo, de acordo com o gerente do projeto, para fazer uma primeira avaliação, mas a L’Occitane pretende estender a experiência em breve, como parte de um segundo teste piloto, envolvendo cerca de 30 a 50 POS internacionalmente.
Fonte: https://www.premiumbeautynews.com/en/l-occitane-is-testing-in-store,16061
garrafas retornáveis para cosmeticos, não acredito no funcionamento.
fabricantes serem obrigados a coletar suas embalagens, muito complexo, mas pode haver incentivo deles para os catadores sem estimulados.