Desempenho abaixo das previsões e dificuldades no mercado chinês afetam a confiança dos investidores
A companhia francesa especializada em cosméticos, L’Oréal, anunciou um crescimento de 5,3% nas vendas do segundo trimestre, um desempenho aquém das expectativas, o que tem gerado preocupações entre os investidores, já preocupados com a dificuldade de recuperação do crucial mercado chinês.
Com sede em Paris e dona de marcas como Maybelline e Lancôme, a empresa informou na terça-feira (30) que as vendas trimestrais totalizaram 10,88 bilhões de euros (11,75 bilhões de dólares), representando um aumento de 5,3% em relação ao ano anterior, mas abaixo da previsão de crescimento de 5,9% estabelecida por um consenso da Visible Alpha.
A companhia enfrentou um crescimento negativo na região do Norte da Ásia, impactada pela baixa confiança do consumidor na China e pela comparação com o aumento expressivo na demanda do mesmo período do ano passado.
O CEO da L’Oréal, Nicolas Hieronimus, comentou no mês passado que o mercado global de beleza estava crescendo mais lentamente do que o esperado, com uma taxa de cerca de 4,5%-5%, principalmente devido à falta de recuperação no mercado chinês.
Os consumidores na China, um dos mercados de beleza com crescimento mais acelerado no mundo, estão reduzindo seus gastos devido a preocupações com a segurança no emprego e uma crise imobiliária prolongada.
A segunda maior economia global teve um crescimento abaixo das expectativas no segundo trimestre, resultando em menores compras de cremes e batons, tanto online quanto em lojas físicas.
Era previsto que a L’Oréal, cujos produtos vão desde o segmento de massa até o de luxo, superasse seus concorrentes, mas ainda enfrenta um crescimento lento. Suas vendas no Norte da Ásia, principalmente na China continental, caíram 2,4% em termos comparáveis, em contraste com uma queda de 1,1% no primeiro trimestre.
“Na China continental, o mercado de beleza teve um desempenho negativo no segundo trimestre, em uma base de comparação difícil, agravada pela baixa confiança do consumidor”, afirmou a empresa em um comunicado.
Na semana passada, o grupo de luxo LVMH anunciou que suas vendas de perfumes e cosméticos cresceram 4% no segundo trimestre, uma desaceleração em relação aos 7% nos primeiros três meses do ano.
As ações da L’Oréal, a sexta empresa listada mais valiosa da Europa, com uma capitalização de mercado de cerca de 211 bilhões de euros, perderam 12% de seu valor até o momento neste ano, em comparação com uma queda de 31% da concorrente americana Estée Lauder.
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