Apesar do cenário desafiador de 2018, 43 empresas ligadas ao canal farma destacaram-se no anuário Valor 1000, publicação do jornal Valor Econômico que reúne as mil companhias líderes em receita no Brasil. Foram ranqueados 24 laboratórios farmacêuticos, sete indústrias de cosméticos, higiene e beleza, sete redes de farmácia e cinco distribuidoras de medicamentos.
Entre as campeãs setoriais, a Hypera Pharma ganhou na categoria farmacêutica e cosméticos. A conquista foi fruto de investimentos na expansão da capacidade produtiva, principalmente no desenvolvimento de projetos incrementais, e no lançamento de novos produtos. A Blau Farmacêutica ficou na segunda posição, em razão dos resultados da operação de medicamentos biológicos.
Também fazem parte da lista a Abbott, Aché, Apsen Farmacêutica, Astra Zeneca, Avon, B. Braun, Bayer, Cálamo, Cremer, Cristália, EMS, Eurofarma, Flora, FQM, Germed, Jequiti, Merck, Natura, Novartis, Novo Nordisk, Ouro Fino Saúde Animal, Pfizer, Prati-Donaduzzi, Procter & Gamble, Roche, Sanofi, Teuto, União Química e Zoetis.
No ranking geral, a RD – Gente Saúde e Bem Estar, proprietária das redes Droga Raia e Drogasil, é a mais bem colocada, ocupando a 48ª posição, além de figurar em sétimo lugar em receita líquida e décimo em crescimento sustentável no ranking setorial de comércio varejista. O segmento também conta com a participação da Casa Granado, Clamed Farmácias, Drogarias Nissei, Farmácias Pague Menos, Grupo Dimed (Panvel) e Grupo DPSP (Drogaria São Paulo e Drogaria Pacheco).
Já no setor de comércio atacadista e exterior, a Profarma ocupa a quinta colocação em receita líquida. No segmento também participam a Elfa Medicamentos, Profarma Specialty, Servimed e Solfarma.
Deixe um comentário