Criar sua própria fragrância, conhecer as famílias olfativas, desvendar a história do perfume, atrações não faltam no espaço criado pelo Grupo Boticário
Depois da pandemia do covid-19, um dos sentidos mais estudados pelos cientistas tem sido o olfato, e a importância dele para a qualidade de vida e bem-estar das pessoas. Por isso, unindo tecnologia, inovação e ciência, o Museu Catavento, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, e o Grupo Boticário, reabriram a exposição “O Mundo do Perfume – Viagem pelas Fragrâncias“. Instalada no museu desde 2017, a mostra busca resgatar a história e cultura do perfume como um dos hábitos mais antigos da humanidade.
O espaço está repaginado e com novas ilustrações em papiro, totem para teste do olfato, além de conteúdo interativo, para continuar contando a história do perfume, desde a história do vidro (com colaboração da Wheaton) até as técnicas mais modernas de extração, proporcionando aos visitantes um ambiente imersivo e didático onde possam aprender e criar a sua própria fragrância.
Jornada das fragrâncias
Na instalação os visitantes têm a oportunidade de viajar pela história da perfumaria. A jornada começa no Egito antigo, onde as fragrâncias foram criadas para estabelecer uma conexão com os deuses e para complementar os hábitos de higiene tão importantes presentes na população local. Em seguida, podem explorar a evolução da perfumaria mundial, descobrindo os principais lançamentos de cada década.
A jornada continua com a história da perfumaria brasileira, desde a chegada dos portugueses e seu encontro com a cultura indígena, além da possibilidade de o público conferir as principais marcas do país, tais como O Boticário e seus ícones desde a criação da marca no ano de 1977.
Conheça o Mundo do Perfume, no Museu Catavento (Crédito:Divulgação)
Com cerca de 300 peças em seu acervo, a exposição conta com réplicas do Império Romano do século I a III e diversas obras que contam a história da perfumaria mundial, como o vidro de perfume com pátina prateada século III, exemplares do “Shalimar” (Guerlain e Chanel n°5), de 1921,”Visa” (Robert Piguet), de 1947, itens de 1920, como Sabonete super fino, Alfazol e Beijoim da Granado e o Cologne 4711, comercializado em 1792.
Exposição tecnológica e “Instagramavel”
A exposição é repleta de recursos digitais e, por meio deles, o público pode realizar uma trajetória divertida e curiosa pelo universo científico do olfato e das fragrâncias. Foram instaladas telas touch screen permitindo que os usuários simulem uma mistura, encontrem mais informações das matérias-primas de alguns produtos e, ao final, consigam sentir o aroma através do catálogo digital. Além disso, há a instalação de um ‘Totem do Olfato’, equipamento pensado e planejado para os visitantes se divertirem com esse sentido.
Ao final, os visitantes contam com um espaço instagramável para registrar suas fotos, além de uma holografia que permite que os usuários embarquem ainda mais no universo do mundo do perfume.
“No Grupo Boticário, temos o compromisso contínuo em proporcionar produtos, serviços e experiências excepcionais aos nossos clientes, mas não só isso, estamos cientes da nossa responsabilidade em fomentar a inovação e a cultura. Ao contar a história das fragrâncias através da mostra no Museu Catavento, reforçamos a valorização das pessoas e seus repertórios, possibilitando conhecimento e experiências sensoriais inovadoras”, afirmou Fabiana Freitas, vice-presidente de Assuntos Corporativos do Grupo Boticário.
Serviço
Museu Catavento
Endereço: Avenida Mercúrio, Parque Dom Pedro II, s/n, São Paulo
Horários: Terça-feira a domingo, 09h às 17h. A bilheteria fecha às 16h.
Ingressos: Inteira: R$ 15,00 e meia entrada: R$7,50
Dias para visitas escolares previamente agendados: Terça à Sexta (exceto em período de férias)
É necessário realizar agendamento prévio para a visita ao espaço, inclusive às terças-feiras, no dia de gratuidade para todos. Confira a política de meia entrada e gratuidade aqui.
Acessibilidade
Os itens expostos levam em consideração a questão da acessibilidade para visitantes e o espaço foi pensado para trazer maior conforto e comodidade, dessa forma conta com a presença de um mediador, vídeos em libras e legendados.
A exposição “O Mundo do Perfume – Viagem pelas Fragrâncias” também pode ser visitada virtualmente. Acesse aqui e confira.
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