A Avon Products foi condenada nos EUA por possível contaminação por amianto em talco
A Natura &Co, dona da Avon, afirmou ao Valor que os produtos de talco da Avon Products com suposta contaminação por amianto deixaram de ser comercializados e produzidos globalmente em 2016. A marca foi condenada a pagar indenização de US$ 46,3 milhões pelo Tribunal Superior de Los Angeles, na Califórnia, a uma pessoa que alega ter desenvolvido mesotelioma, um câncer especificamente relacionado à exposição à substância.
Em comunicado divulgado nesta segunda-feira (19), a Natura &Co afirma que houve erro processual após o tribunal excluir suas testemunhas factuais e negar os pedidos de anulação do julgamento. A empresa também disse que os produtos da Avon passam por rigorosa avaliação de segurança para uso do consumidor.
A Avon enfrentou quase 130 processos de talco em 2020, de acordo com registros do tribunal obtidos pela agência de notícias “Bloomberg”. Nesse mesmo ano, a empresa disse que estava removendo o talco de seus produtos, que agora são amplamente comercializados fora dos Estados Unidos, afirma a agência de notícias.
No caso da indenização, os jurados concluíram que a administração da Avon sabia que o talco nos produtos da empresa representava um risco de câncer, mas falhou em alertar os consumidores, de acordo com uma cópia do veredicto. Eles também consideraram que os executivos da Avon agiram com “malícia, opressão ou fraude” ao esconder os riscos dos produtos à saúde.
A vítima, uma moradora de 76 anos de Scottsdale, Arizona, que trabalhava como especialista em relações humanas na rede de varejo Sears, foi diagnosticada com mesotelioma em 2021, de acordo com documentos judiciais. Ela afirma que usou alguns pós da Avon com altos níveis de amianto.
De acordo com a Natura em comunicado, a Avon Products foi incluída como um dos 30 corréus no processo alegando que os produtos que a companhia vendeu nos Estados Unidos no passado teriam sido contaminados com amianto no processo de formação e mineração do talco.
Em dia volátil, as ações da Natura &Co subiam há pouco 3,33% na B3, cotadas a R$ 10,24. Os papéis chegaram a cair 3,13% pela manhã e nas máximas do dia subiram 4,74%.
Deixe um comentário