As mudanças na empresa devem ser finalizadas antes do fim do ano, na tentativa de reverter um movimento de queda das ações e resultados financeiros aquém das expectativas dos analistas

Sob a gestão de Fabio Barbosa, apresentado hoje como novo presidente da Natura &Co, no lugar de Roberto Marques, a empresa vai reavaliar a necessidade de presença geográfica de todas as marcas do grupo — Natura, Avon, The Body Shop e Aesop — em todas as regiões. Além disso, pretende descentralizar a gestão de áreas como finanças, recursos humanos e sustentabilidade.

“A meta é reduzir a complexidade da organização, esse centro corporativo da holding”, disse Barbosa em uma teleconferência com jornalistas. “A palavra-chave é dar autonomia com responsabilidade para as áreas”.

As mudanças na empresa ficarão a cargo de um comitê de transição e devem ser finalizadas antes do fim do ano, prevê o executivo.

O modelo de trabalho descentralizado é uma aposta da Natura &Co para reverter um movimento de queda acentuada de ações e resultados financeiros aquém das expectativas dos analistas financeiros. No ano, os papéis apresentam queda de 44,66%.

“A empresa passou por pelo menos dois ou três grandes problemas mundiais como a pandemia da covid-19, a guerra entre Rússia e Ucrânia e cibersegurança”, disse Barbosa. “Há de se reconhecer que a empresa tem ajustes a serem levados adiante, em busca de um novo ciclo”, disse o executivo, que está no conselho da empresa há cinco anos.

O Valor apurou que Barbosa assume o novo cargo na segunda-feira (20). Ao assumir a presidência, Barbosa deixa de liderar o comitê de pessoas da empresa. O substituto para o comitê ainda não foi definido.

Por outro lado, Barbosa segue no conselho de administração do grupo. Segundo a empresa, “neste momento não serão feitas alterações no conselho”.

Roberto Marques, que assumiu a liderança do grupo em 2017, deixará as funções de diretor-presidente e de presidente-executivo do conselho, informou a empresa. Ainda segundo a companhia, o executivo permanecerá como conselheiro auxiliando no processo de transição e planeja se aposentar no fim do ano.

Fonte: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2022/06/15/natura-andco-vai-avaliar-atuacao-geografica-e-sera-mais-descentralizada-diz-novo-ceo.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *