A empresa também possui um e-commerce próprio e 885 lojas físicas em todo o país, das quais mais de 770 são franqueadas

As operações de cosméticos da Natura &Co América Latina somaram volume bruto de mercadoria (GMV) de R$ 40 bilhões no último ano. Essa é a primeira vez que a companhia divulga o índice. O GMV reúne o valor dos produtos comercializados em todos os canais de operação, incluindo vendas diretas, e-commerce e lojas físicas, nas operações da holding em todos os países da região.

Os resultados trimestrais da Natura &Co já incluem indicadores como receita bruta e receita líquida, enquanto o GMV é uma métrica mais comum em resultados trimestrais de companhias que operam no ambiente on-line por marketplaces. Na semana passada, o grupo Boticário divulgou GMV de R$ 30,8 bilhões.

Além da tradicional venda direta, por meio de consultoras de beleza, a Natura hoje também possui um e-commerce próprio e 885 lojas físicas em todo o país, das quais mais de 770 são franqueadas. A companhia já é uma das vinte maiores franquias do Brasil e, no ano passado, o fluxo de clientes foi de 15 milhões de pessoas.

O vice-presidente de negócios da Natura Brasil, Agenor Leão, afirmou que a diversificação de canais não representa risco de canibalização de vendas diretas. “Há diferentes perfis de compra e de clientes em cada canal, o que se reflete no tíquete médio e na frequência de compra. Também sabemos que há categorias que vendem mais em um determinado canal do que outro, e com essa complementariedade conseguimos alcançar diferentes públicos.”

Segundo ele, as operações digitais possibilitam a captura de dados para criar ofertas aos clientes “de forma muito mais individualizada”. Outra iniciativa é a identificação de influenciadores digitais e a prospecção de parcerias com eles, o que potencializa as campanhas de marketing especialmente dentre a geração Z.

A produtividade das consultoras (ou seja, o valor dos pedidos de produtos nas encomendas para clientes) segue em alta, mesmo com a disponibilidade de produtos em outros pontos de venda. Um dos motivos para isso é a integração das operações administrativas e logísticas de Avon e Natura no Brasil, incluindo centros de distribuição conjuntos e futuro envio de pacotes únicos para as duas marcas.

“Há uma sobreposição pequena de categorias. A Avon tem liderança em algumas categorias de maquiagem, enquanto a Natura tem em outras.” A integração ampliou a presença da Avon nos lares brasileiros, considerando que consultores não atuam de forma exclusiva.

Fonte: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2024/04/08/vendas-diretas-das-marcas-mantem-espaco-mesmo-com-diversificacao-de-canais.ghtml

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *