A revista voltada para as Consultoras de Beleza da Natura completa 15 anos em versão totalmente digital. A mudança no conceito de mobile first da publicação, desde 2017 chamada de Minha Natura, permitirá à empresa deixar de emitir 928 toneladas de gases de efeito estufa por ano, o que equivale a 186 voltas de carro ao redor da Terra. Com o novo formato, a Natura planeja evitar o descarte de 888,4 toneladas de papel, avançando ainda mais para alcançar a meta de zerar as emissões de carbono até 2030, compromisso assumido pelo grupo Natura &Co – do qual a marca faz parte ao lado de Avon, The Body Shop e Aesop.
A estratégia prevê ainda oferecer a mais de 1,4 milhão de Consultoras maior interatividade com ampla variedade de conteúdos, possibilidade de compartilhamento em redes sociais e regionalização de ofertas e de lançamentos. Entre os benefícios que oferece a revista digital estão uma customização mais ágil de acordo com o feedback das Consultoras e a inclusão de novos formatos compartilháveis de conteúdo.
A revista digital, que antes era oferecida em formato impresso ou em pdf, agora conta com capa e conteúdos regionalizados de acordo com as informações da localidade e o nível no plano de crescimento da Consultora.
80% de Consultoras digitalizadas
O lançamento da Minha Natura online é mais um movimento importante na jornada de digitalização da marca, que desde 2012 vem apostando fortemente na ampliação de seu ecossistema digital. A iniciativa se soma ao lançamento de outros produtos e serviços que têm potencializado o modelo de social selling, como a ferramenta Minha Divulgação, uma biblioteca de vídeos e imagens que possibilita às Consultoras personalizar anúncios, e a plataforma de serviços financeiros &Co Pay, onde podem realizar e receber pagamentos, fazer transferências e consultar saldo e extrato.
A adesão às ferramentas e serviços digitais tem ocorrido de maneira veloz entre as Consultoras da marca, que registrou crescimento de 35% nas vendas online no primeiro trimestre deste ano. Atualmente, 80% das 2,1 milhões de Consultoras na América Latina usam plataformas digitais – app e web – e mais de 1,3 milhão possuem lojas virtuais. O número médio de Consultoras que compartilham conteúdos aumentou mais de 350%: apenas em 2020, 37,2 milhões de conteúdos foram divulgados. Em paralelo, treinamentos foram realizados para que elas aprimorassem o engajamento dos seus contatos com seu negócio nesses ambientes digitais.
Além da publicação para as Consultoras, a revista Espaço Natura, voltada para clientes, também ganhou uma versão digital e interativa desde o ano passado. A facilidade foi lançada no Brasil, na América Hispânica e na Malásia, quando as primeiras medidas de distanciamento social para conter a circulação do novo coronavírus foram adotadas. Agora, a Consultora tem a opção de dividir a versão online com seu cliente, que pode escolher seus produtos e finalizar a compra diretamente ou enviar seu carrinho de compras por WhatsApp para que ela conclua o pedido. Por sua vez, a Consultora pode direcionar a entrega para o endereço do cliente, gerar e enviar o link de pagamento e escolher se a venda será realizada de seu estoque próprio ou se a Natura fará a entrega.
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