Veja abaixo os destaques da empresa Natura em 2023, aquisições recentes, marcas mais vendidas e inovações mais recentes.

Vendas de Beleza Natura & Co:
US$ 7,1 bilhões

Pessoal-chave:
Fábio Barbosa, CEO da Natura & Co.
João Paulo Ferreira, CEO da Natura & Co, América Latina
Angela Cretu, CEO da Avon International
David Philip Boynton, CEO da The Body Shop
Michael O’Keeffe, CEO, Aesop Guilherme Castella, CFO, Natura &Co
Marcelo Behar, vice-presidente de sustentabilidade e assuntos do grupo

Principais Produtos/Marcas:
Aesop (agora vendido para a L’Oréal)
Avon
Natura  
The Body Shop

Novos Produtos:
Natura—Luna Coragem e Essencial Único, Chronos Aqua Plumping Bio-Hydrating Serum, reformulação Ekos.

Avon—Fragrâncias Anew Sensitive+, Eve Privé e Far Away Splendoria, gloss labial Ultra Color. Esopo — Soro Ocular Exaltado, fragrância Eidesis.

The Body Shop – Vitamina C Brilho, Sono e Respiração, Bem-Estar e Autocuidado, Óleo de Mamona Negra Jamaicana

Comentários em Vendas
Apesar de operar em mais de 100 países, os custos de reestruturação, as maiores despesas operacionais e os problemas de Forex se combinaram para tirar uma fatia de US$ 563 milhões do lucro líquido da Natura em 2022, já que as vendas caíram 9,5%.

A marca Natura foi uma força motriz no desempenho da empresa em 2022, enquanto o ano também viu melhorias da Avon na categoria CFT, que, combinadas, foram mais do que suficientes para compensar os impactos da estratégia planejada de otimização do portfólio Fashion & Home na Avon América Latina.

A empresa também instalou uma equipe totalmente dedicada para implantar a combinação acelerada planejada dos negócios Avon e Natura na América Latina em 2023 (começando por Peru e Colômbia, e seguindo pelo Brasil), com o objetivo de unificar a proposta de valor para Consultores e Representantes.

O câmbio desfavorável teve papel fundamental na queda das vendas da divisão principal da Natura & Co na América Latina, que caiu 1,7%; no entanto, a marca Natura ainda apresentou um desempenho sólido.

Lançamentos de destaque da Natura
Os investimentos da Natura em inovação se manifestaram no lançamento das novas linhas de produtos Chronos e no aumento do uso de bioativos na linha Ekos, o que reforçou a relação da empresa com a floresta amazônica e suas comunidades.

Usando plástico reciclado recuperado da costa brasileira em suas embalagens, a Kaiak Oceano entregou um desempenho de vendas robusto ao abordar questões ambientais. A maior parte da embalagem tem 20% menos plástico e 50% de todo o plástico usado nela é reciclado.

Avon renova foco em beleza
A Avon registrou uma melhora sequencial no segmento de Beleza ao longo do ano.

As medidas adotadas para equilibrar a atividade empresarial e recrutar novos representantes resultaram em melhores KPIs, incluindo o crescimento da produtividade na categoria Beleza, que também se beneficiou de um melhor mix de produtos e preços, inovação de produtos e estratégias de marketing.

A receita líquida geral da Avon no mercado-chave do Brasil ainda caiu 5,7% em comparação com 2021 devido a uma queda nas vendas de Moda e Casa, como resultado de uma redução deliberada do portfólio nesta categoria e uma mudança pós-lockdown nos hábitos de consumo.

The Body Shop enfrenta desafios
A Natura &Co reconheceu que, sem exageros, 2022 foi o ano mais difícil da história da The Body Shop, onde a receita líquida total caiu 24,3%.

Chave para sua transformação contínua, a The Body Shop está aumentando a implantação de suas novas lojas Changemaking Workshop, um lançamento de “experiência de varejo revitalizada” que foi adiado pelos lockdowns durante as diferentes ondas de Covid-19. Até o final de 2022, 10% da pegada da marca havia sido reformada, incluindo lojas próprias e franqueadas.

Apesar dos resultados desiguais de vendas ao longo do ano, a Natura & Co informou que o canal de e-commerce da The Body Shop teve melhorias contínuas, atingindo o dobro dos níveis pré-pandemia em 2022.

Natura nomeia nova CEO
Natura e Co anunciaram uma reorganização com Fábio Barbosa como CEO do grupo. Faz parte de seu esforço para descentralizar seu modelo de negócios. Barbosa faz parte do conselho da Natura desde 2015.

Depois de registrar um aumento estelar de vendas de 4,6% em 2022, em abril de 2023 a Natura &Co anunciou a venda de sua divisão Aesop para a L’Oreal pelo valor de US$ 2,5 bilhões. A transação deve ser concluída no 3º trimestre de 2023.

O CEO Barbosa disse que o desinvestimento da Aesop permitirá à Natura “aumentar seu foco nas prioridades estratégicas”, notadamente seu plano de investimentos na América Latina, além de permitir uma maior concentração na melhoria dos negócios da The Body Shop e redirecionar a presença da Avon International.

Olhando para o futuro
Após uma queda de 2,8% no 1º trimestre, os resultados do 2º trimestre de 2023 mostraram uma perda de 4,1% em comparação com o 2º trimestre de 2022.

Em agosto, a Natura mencionou em um documento de valores mobiliários que estava explorando alternativas estratégicas para seu negócio The Body Shop, acrescentando que poderia incluir uma venda. A notícia vem após um padrão de queda nas vendas e cortes de pessoal.

Fonte: https://www.beautypackaging.com/contents/view_top-20-companies/2023-10-25/natura-co-brazil/?widget=listSection

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