Divulgada pela Brand Finance, pesquisa avalia mais de 5 mil marcas globais
A Natura, parte do grupo Natura &Co ao lado de Avon, The Body Shop e Aesop, acaba de ser reconhecida como a marca de cosméticos mais forte do mundo, de acordo com o relatório Brand Finance Cosmetics 50 2021. Divulgada anualmente pela consultoria Brand Finance, a pesquisa avalia a força e o valor de mais de 5 mil marcas globais.
A Natura atingiu a pontuação de 86,7 (do total de 100) no índice de força da marca, o Brand Strength Index (BSI), e a classificação de força correspondente a AAA, a máxima possível. O BSI avalia, além disso, o risco e o potencial futuro de uma marca em relação a seus concorrentes, em uma escala que varia de D a AAA. Leva também em consideração fatores como investimento em marketing, familiaridade com o cliente, satisfação da equipe e reputação corporativa.
Conforme o relatório, a Natura é considerada uma marca extremamente forte no Brasil e na América do Sul, com aumento de popularidade nas demais regiões. A diversidade de suas operações e sua atuação durante a pandemia, amparadas por um amplo portfólio de produtos, foram destacadas como fatores decisivos para a resiliência do negócio mesmo diante de um cenário desafiador. Para a consultoria, a pontuação positiva do grupo Natura &Co em medidas corporativas, incluindo governança, sustentabilidade e apelo entre os colaboradores também contribuíram para o primeiro lugar da marca. Já a The Body Shop, que estreou no ranking este ano, é apontada como a terceira marca de mais rápido crescimento, com alta de 22%, ocupando a 49ª posição.
A L’Oréal manteve a posição de marca de cosméticos mais valiosa do mundo pelo segundo ano consecutivo, apesar de ter registrado uma perda de valor de marca de 13%, para US$ 10,2 bilhões. O valor total das 50 marcas de cosméticos mais valiosas do mundo caiu 9%, de US$ 137,5 bilhões em 2020 para US$ 124,8 bilhões em 2021.
“A pandemia, sem dúvida, forçou mudanças no setor de cosméticos, desde a demanda sufocante – resultado de mudanças no estilo de vida e da incerteza financeira – ao rápido aumento da digitalização e do comércio eletrônico. As marcas que mostraram astúcia e a capacidade de se adaptar vão se recuperar da turbulência do ano passado, ao contrário daquelas que não conseguiram se adaptar com rapidez suficiente”, disse a porta-voz da Brand Finance Annie Brown.
Ainda segundo a Brand Finance, o setor de cosméticos tem a maior reputação de todos os setores mundialmente – apenas igualado pelo setor de alimentos.
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