A marca atraiu grupos como LVMH, L’Oréal e Shiseido, e fundos

A Natura & Co deve começar a receber no fim da próxima semana propostas firmes para a Aesop, marca de luxo da companhia de beleza, apurou o Valor. Desde novembro do ano passado, quando anunciou que buscava um investidor para a Aesop, a empresa brasileira recebeu várias propostas de compra em diversos formatos – houve interessados por uma fatia minoritária, controle do negócio e por 100% da marca, afirmaram fontes a par do assunto.

Inicialmente, a Natura pretendia fazer a cisão da marca ou mesmo uma oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). No entanto, com as condições adversas de mercado, os acionistas decidiram descartar uma eventual abertura de capital. A companhia é assessorada pelo Bank of America e Morgan Stanley.

Os acionistas já receberam diversas propostas não vinculantes e agora estão analisando qual será o formato de venda. Originalmente, os controladores pensavam em vender uma fatia minoritária, mas já não descartam abrir mão do controle ou até mesmo vender todo o negócio. No fim do ano passado, a Aesop era avaliada em cerca de US$ 2 bilhões – no mercado, há fontes que já cotam a marca em até US$ 2,5 bilhões. Com valor de mercado de R$ 18,5 bilhões, as ações da Natura encerraram ontem em alta de 2,2%. No acumulado do ano, subiram 14,8%.

A marca atraiu desde o maior grupo de produtos de luxo LVMH, a também francesa L’Oréal, à japonesa Shiseido, como também fundos, como CVC e Permira. Na sexta-feira, dia 17, a Natura & Co informou ao mercado que recebeu propostas iniciais não vinculantes envolvendo a venda total ou parcial da Aesop e continua avaliando estruturas alternativas envolvendo a unidade, mas não divulgou nome das potenciais interessadas.

“Todos esses nomes que já saíram, incluindo estratégicos e financeiros, olharam o negócio. Mas há muitos outros interessados”, disse uma fonte a par do assunto.

Uma outra pessoa familiarizada com o tema afirmou que essa negociação envolve “players internacionais”. “É um ‘deal’ que vai ser fechado rápido”, afirmou uma fonte, sem dar mais detalhes.

Em junho do ano passado, a Natura trocou o comando do grupo para dar uma guinada, depois de amargar resultados negativos e ver os preços de suas ações caírem durante a pandemia. O executivo Fábio Barbosa, que já fazia parte do conselho de administração da companhia brasileira, assumiu a presidência global da Natura & Co., no lugar de Roberto Marques. Nesta semana, Fábio Barbosa está em Londres.

Convidado pelos principais acionistas do grupo, Fábio Barbosa chegou com a missão de simplificar a estrutura da holding, melhorar as margens e os resultados da companhia e promover o reposicionamento das marcas Aesop, Avon, Natura e The Body Shop.

No quarto trimestre de 2022, a holding de cosméticos registrou prejuízo de R$ 890,4 milhões, frente ao lucro de R$ 695,5 milhões do mesmo período de 2021. Entre janeiro e dezembro, o prejuízo foi de R$ 2,86 bilhões, ante lucro de R$ 1,05 bilhão no acumulado de 2021.

Já a Aesop registrou receitas de R$ 2,71 bilhões, crescimento de 4,6% no ano. A companhia diz que a marca australiana é a que apresenta o maior nível de digitalização entre todas as unidades de negócios, com 16% das vendas no quarto trimestre de 2022 provenientes de canais digitais.

Os resultados da companhia vieram abaixo das estimativas feitas por analistas de mercado. Esses mesmos analistas destacaram também o patamar de despesas da companhia, ainda acima do esperado. Em teleconferência ao mercado, Fábio Barbosa afirmou que a revisão das despesas está em curso e é um projeto a médio prazo. “Muito já foi feito, e os resultados às vezes demoram [para aparecer]”, afirmou o presidente do grupo. A Natura &Co, de acordo com a diretoria, possui “total confiança na jornada para retomar a rentabilidade.”

Procuradas, Natura, Permira e CVC não comentam. LMVH, L’Occitane e L’Oréal não se manifestaram até o fechamento desta edição. Nenhum porta-voz da Shiseido foi encontrado para comentar o assunto.

Fonte: https://valor.globo.com/empresas/noticia/2023/03/23/natura-esta-perto-de-ter-oferta-firme-pela-aesop.ghtml

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