Natura conquistou pela terceira vez consecutiva a certificação da empresa B, e também aumentou sua pontuação em 24% em relação à anterior, 2017, atingindo 153 pontos em um máximo de 200.
Na ocasião, um dos destaques da gigante da beleza brasileira foi o modelo de negócios de impacto positivo com sua rede de consultoras de beleza como proposta de geração de renda, sendo uma resposta rápida à pandemia com a criação de um fundo e ações contra a violência de gênero.
Já no aspecto ambiental, destacaram-se o Programa Carbono Neutro, as inovações em embalagens sustentáveis e a calculadora ambiental de produtos. No cuidado com a biodiversidade, a Natura se destacou por fortalecer as iniciativas do Programa Amazônia com cadeias da sociobiodiversidade.
“A nova certificação é a prova do nosso compromisso de estarmos permanentemente envolvidos na promoção de impactos positivos nas áreas econômica, social e ambiental”, afirmou em comunicado Andrea Alvares, vice-presidente de Marca, Inovação, Internacionalização e Sustentabilidade da Natura.
Além da Natura, outras duas marcas do grupo Natura & Co têm a certificação de empresa B: The Body Shop, desde 2019, e Aesop, que acaba de receber o reconhecimento.
Empresas B são empresas que utilizam seu modelo de negócios para gerar impactos positivos nas esferas econômica, social e ambiental. Para obter essa certificação, as empresas são avaliadas com base em critérios como Governança, Transparência, Colaboradores, Comunidades Provedoras, Meio Ambiente e Clientes.
A certificação é fornecida pelo B Lab, uma instituição independente sem fins lucrativos que faz parte do Movimento B, uma comunidade global que quer transformar a economia por meio de negócios mais inclusivos, equitativos e regenerativos. Atualmente, existem 3.562 empresas B no mundo, sendo a América Latina o segundo maior continente com o maior número de certificações, atrás apenas da Europa.
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