Pelo segundo ano consecutivo, a divisão de luxo do grupo francês de beleza L’Oréal, que inclui as marcas Lancôme, Armani e Yves Saint Laurent, foi a principal da empresa, com vendas de 14,6 bilhões de euros, um crescimento de 18,6% (+10,2% em perímetro comparável).

A L’Oréal disse estar “superando o mercado”, já que, segundo suas estimativas, a beleza de luxo registrou crescimento de 8% nas vendas globais em 2022.
Os resultados da divisão foram impulsionados pelo segmento de cuidados com a pele, que registrou crescimento de 7% graças às vendas de produtos “ultra-premium” assinados pelas marcas Lancôme e Helena Rubinstein, esta última relançada recentemente na rede física francesa.

As aquisições de marcas como a marca americana de superalimentos Youth to the People, em dezembro de 2021, e a japonesa Takami também contribuíram para o crescimento da divisão de luxo. Mas foi, sobretudo, a perfumaria que liderou o caminho.

De fato, com suas fragrâncias Prada, Lancôme, Yves Saint Laurent e Giorgio Armani, o segmento viu suas vendas dispararem 23% em 2022. A L’Oréal também contou com o bom lançamento das fragrâncias Valentino e Prada. Em apresentação orquestrada por Cyril Chapuy, presidente da L’Oréal Luxe, o grupo também destacou o surgimento de coleções de perfumes como as da Maison Margiela.

Além disso, em outubro do ano passado, a L’Oréal criou uma entidade dentro da divisão de luxo nomeada “marcas de perfumes de luxo” e composta por oito marcas, incluindo Maison Margiela, Viktor & Rolf, Azzaro, Diesel, Cacharel e Atelier de Cologne. O objetivo desta nova entidade é “enriquecer a expertise do grupo em perfumaria e desenvolver as marcas de perfume de eixo único da L’Oréal no contexto de uma explosão global da categoria de perfumes”, explicou Sandrine Groslier, recém-nomeada presidente da divisão.

A batalha dos perfumes 
Assim, em um mercado de perfumaria dinâmico, cujo crescimento global deve ser de 17% em 2022, segundo a L’Oréal, a batalha para fortalecer seu portfólio olfativo promete ser acirrada. Depois de aparentemente perder a aquisição da licença da marca de perfumes e beleza Byredo para a espanhola Puig, a L’Oréal estaria concorrendo a uma participação acionária na marca de beleza australiana Aesop, que pertence ao grupo brasileiro Natura & Co, uma marca que, no entanto, oferece apenas algumas fragrâncias.

Seus concorrentes também são muito ativos, como a americana Estée Lauder, que comprou a Tom Ford Beauty, da qual detinha a licença, e também desenvolverá a Balmain Beauty. Quanto ao grupo Kering, este acaba de anunciar a criação da Kering Beauté, uma nova entidade que reúne cinco marcas do gigante francês do luxo: Bottega Veneta, Balenciaga, Alexander McQueen, Pomellato e Qeelin. O grupo de luxo poderá em breve integrar os produtos de beleza Gucci, atualmente vendidos sob licença pelo grupo Coty.

No ano fiscal de 2022, as vendas da L’Oréal aumentaram 10,9%, para 38,3 bilhões de euros.
 

Fonte: https://cosmeticinnovation.com.br/perfumes-da-loreal-impulsionam-resultado-de-sua-divisao-de-luxo/

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *