A 360°, edição anual de premiação da revista Época Negócios, apresentou seu ranking que elege as “Melhores empresas do país”. A pesquisa analisou 420 companhias de 24 segmentos, com faturamento acima de R$ 250 milhões. A indústria farmacêutica é apontada como um dos principais destaques da economia brasileira.
As posições foram definidas a partir de uma análise de dados realizada em parceria com a Fundação Dom Cabral, traduzida em um sistema de pontuação calculado pelo método do desvio-padrão (quanto acima ou abaixo a empresa fica em relação à média, em cada uma das questões).
A nota final das empresas é composta pela somatória de seus desempenhos em cada um dos seis desafios utilizados como base de avaliação: Inovação, Pessoas, Visão de Futuro, ESG/Governança, ESG/Socioambiental e, com um peso 67% maior, Desempenho Financeiro.
Indústria farmacêutica destaca-se entre empresas do país
Em uma análise das 150 companhias mais bem colocadas, a Indústria Farmacêutica conquistou a segunda posição, com 10 empresas no ranking, ficando atrás apenas do segmento de energia. O recorte é liderado pela Natura, com Prati-Donaduzzi, EMS, Aché e Hypera Pharma fechando o top 5.
Na análise por desafio, a Prati-Donaduzzi lidera a seção de Desempenho Financeiro, enquanto a Hypera venceu a disputa em ESG/Governança. Já a Eurofarma é apontada como referência em Pessoas, categoria que avalia como a empresa forma seus quadros, analisando processos desde o recrutamento aos programas de treinamento.
Varejo farmacêutico também lidera
Na análise do varejo, a RD Saúde, rede composta pela união das bandeiras Drogasil e Droga Raia, se destacou como a maior companhia do país no segmento, superando grandes players como Renner e Carrefour.
A rede de farmácias ficou com a segunda colocação na análise de ESG/Governança e em terceiro lugar em Pessoas. O ranking de ESG/Socioambiental rendeu ainda uma segunda menção ao mercado farmacêutico ao classificar as Farmácias Pague Menos como a quarta melhor empresa nesse desafio.
O estudo também aproveitou o excelente desempenho da RD Saúde para abordar as iniciativas de transformação interna da companhia em busca de melhores resultados. O CEO Marcílio Pousada apontou o modelo de farmácias como hub de saúde como sua principal meta atualmente.
Essa alteração na dinâmica das farmácias é a terceira etapa de um plano de ações que já envolveu uma expansão física, com a inauguração de 270 lojas em 2023 e a meta é 400 novos PDVs em 2024 e 2025, além da digitalização da relação com o cliente, apostando nas vendas online. Os investimentos em e-commerce já estão surtindo efeito. A porção do faturamento da RD com comercializações no meio digital já saltou de 1% em 2018 para 17% em 2023.
Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/ranking-de-melhores-empresas-do-pais/
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