Resultado do 2º trimestre fiscal foi afetado por custos com venda da marca Wella e reestruturação; no Brasil, marcas locais da empresa ganharam mercado
O prejuízo líquido da marca de cosméticos e higiene pessoal Coty cresceu quase 12 vezes no segundo trimestre fiscal, encerrado em 31 de dezembro, em comparação ao mesmo período do ano anterior. O prejuízo líquido atribuído à Coty foi de US$ 252,3 milhões. Se considerado o resultado atribuído a todos os acionistas, a perda é de US$ 275 milhões.
O trimestre foi afetado por custos relacionados à venda da marca de tinturas de cabelo Wella e ao plano de reestruturação anunciado pela empresa. Mas a companhia também registrou queda de receita no trimestre: um recuo de 16% ante o mesmo período do ano anterior, para US$ 1,42 bilhão. Em relação ao primeiro trimestre fiscal, encerrado no fim de setembro, houve melhora de 1 ponto percentual.
No Brasil, a empresa destacou que as marcas locais tem se saído bem e conseguiram ganhar mercado no último trimestre, principalmente esmaltes e desodorantes, segmentos em que já ocupa posições de liderança. No país, a Coty é dona das marcas Risqué, Monange e Bozzano. O Brasil faz parte da divisão Américas, que responde por 38% das vendas da Coty e cuja receita no trimestre caiu 7,2%.
Em agosto, a Coty anunciou um novo plano de reestruturação, com corte de gastos e vendas de fábricas. A operação brasileira, que já havia sido cogitada para venda, ficou de fora dos planos mais recentes. Na contramão do movimento global do grupo, a subsidiária brasileira começou em novembro a ampliar sua linha de produção de desodorantes na fábrica em Goiás. Até setembro deste ano serão R$ 20 milhões investidos na planta industrial.
Estratégia
A empresa disse que seguirá apostando nas vendas on-line, que cresceram 40%. Presidente da companhia desde setembro, Sue Y. Nabi afirmou em nota que a forte execução do plano de redução de custos fixos gerou cerca de US$ 160 milhões de economia na primeira metade do ano fiscal de 2021. Segundo ela, isso e um forte cronograma de projetos para o segundo semestre “dão confiança para aumentar nossa meta de economia para o ano inteiro para aproximadamente US$ 300 milhões. A economia adicional nos permitirá proteger nossa lucratividade nos próximos meses de incerteza, enquanto, simultaneamente, libera recursos para aumentar nossos investimentos.”
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