Foram meses de lojas fechadas e algumas ainda permanecem assim. Mas com forte atuação nos canais digitais e novas soluções para o consumidor, o Grupo Boticário afirma já ter recuperado a demanda pré-crise da Covid-19. Em entrevista ao Brazil Beauty News, o vice-presidente de vendas André Farber, revela como a rede vem enfrentando os atuais desafios e as expectativas para o ano.

Brazil Beauty News – Muitas unidades do Grupo Boticário voltaram a operar. Como foi enfrentar meses de lojas fechadas?

André Farber – Ainda tem sido um grande desafio. Nos últimos meses, estivemos mais perto de nossos parceiros para ajudá-los a diminuir os impactos dessa crise. Flexibilizamos títulos de compras, eliminamos o percentual de contribuição em marketing e suspendemos taxas. Em pouco tempo, encontramos também novas possibilidades para a jornada do consumidor, como o omnichat. O sistema de atendimento via WhatsApp une a praticidade digital com entrega em domicílio, realizada pela loja mais próxima do local do pedido.

Brazil Beauty News – A rede tem um e-commerce já bastante estabelecido. A operação online foi importante durante a pandemia?

André Farber – O e-commerce é cada vez mais relevante para os negócios, mas num período em que as compras passaram a ser feitas quase que totalmente por meios virtuais, tivemos de ampliar ainda mais a atuação nos canais online. Registamos grande crescimento nas vendas digitais, com 34% das compras feitas por novos usuários. Nosso app também passou a ser mais utilizado, tanto que 25% das vendas eletrônicas já são feitas pelo aplicativo.

Brazil Beauty News – Ao contrário de outras crises, nessa não se viu o “efeito batom”. Isso se deu pelo distanciamento social?

André Farber – A diminuição radical do convívio social foi fundamental para que não se visse fortemente o “efeito batom” nesta crise. No início da pandemia, as pessoas focaram em produtos essenciais, mas isso começou a mudar. Com salões de beleza fechados, as pessoas adotaram o “faça você mesmo”, buscando produtos para aplicações em casa. Cosméticos e perfumaria, com baixo valor econômico, mas alto impacto de bem-estar, também voltaram a ser procurados. Com todos os esforços que estamos fazendo, já estamos sustentando a demanda que tínhamos pré-crise.

Brazil Beauty News – Como vem sendo a retomada ainda em um momento de crescimento da epidemia no país?

André Farber – Desde o início, adotamos medidas de segurança em toda a cadeia e respeitamos as recomendações locais dos governos onde atuamos. Foi assim no fechamento e agora na retomada. Considerando o tamanho do Brasil, é natural que as realidades sejam diversas. Quantidade de infectados, adesão ao isolamento social e a demanda são pontos considerados na decisão de reabrir. Ainda que haja a permissão das autoridades, se não sentirmos segurança, não reabrimos. O comportamento dos consumidores será diferente e é fundamental que eles estejam confortáveis.

Brazil Beauty News – Entre as medidas de segurança adotadas nas lojas, está o teste virtual de maquiagem. Outras soluções são planejadas?

André Farber – A suspensão dos testes em loja nos obrigou a buscar alternativas seguras. Para maquiagem, a recomendação é o espelho virtual. De forma simples, divertida e fiel à realidade, a consumidora pode testar vários batons, sem precisar passá-los. Seguimos pensamos em outras soluções tecnológicas para transformar a experiência de loja em algo especial, ainda que com menos contato.

Brazil Beauty News – O Boticário cresceu 9% em 2019. Com a Covid-19, quais são as expectativas para 2020?

André Farber – Esta é uma crise sem precedentes e que mudou completamente a forma como pensamos nosso negócio. Qualquer expectativa que tínhamos para 2020 teve de ser revista. Estamos trabalhando forte com segurança e ampliando formas de consumo para manter um crescimento neste ano. É difícil, mas não vamos medir esforços para que aconteça.

Fonte: https://www.brazilbeautynews.com/qualquer-expectativa-para-2020-teve-de-ser,3760

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