Projeto-piloto de venda a granel de fragrâncias é mais uma solução apresentada pelo grupo para solucionar 150% de todo resíduo sólido gerado por sua cadeia até 2030.

Embalagens novas são fornecidas ao consumidor porque não é permitido o reaproveitamento no Brasil

O Boticário está realizando um projeto-piloto de venda a granel de fragrâncias, pioneiro no mercado nacional. Floratta Blue, um dos maiores clássicos do catálogo de perfumaria feminina da marca, foi a escolhida para a encabeçar a experiência, que deve seguir até o mês de maio na loja do Barra Shopping, no Rio de Janeiro.

“Estamos sempre em busca de aperfeiçoar nosso portfólio, para que cada lançamento ou atualização seja uma versão mais sustentável que a anterior. Esta é a essência do projeto que foca na venda a granel como uma forma de conscientizar o consumidor sobre o descarte correto e responsável de embalagem de produtos”, afirma Gustavo Dieamant, diretor executivo de P&D do Grupo Boticário.

Ele explica que o cliente leva uma embalagem vazia de qualquer fragrância do Boticário para a loja e recebe um frasco novo de Floratta Blue, nas opções de volumetrias de 50 ml e 75 ml, que será abastecido na hora com a fragrância. A embalagem de vidro levada à loja será direcionada ao Boti Recicla, o maior programa de logística reversa do Brasil em pontos de coleta dentro do setor de beleza, e reaproveitado de diferentes formas, como a produção de mobiliários e decorações.

Apenas 4% de todo lixo descartado no Brasil é reciclado
“Ao entregar o frasco antigo, o consumidor contribui diretamente para a transformação de um cenário onde apenas 4% de todo lixo descartado diariamente no Brasil é reciclado, segundo a Abrelpe (2022). Além disso, ele ganha no custo-benefício em relação ao produto regular, economizando 20%”, diz o executivo.

Ele lembra que a legislação sanitária vigente no Brasil não permite a refilagem em loja, ou seja, o aproveitamento de uma embalagem já utilizada pelo cliente. Por isso a necessidade da entrega ao cliente um novo frasco de vidro, que é 100% reciclável.

“As válvulas também são recicláveis, mas este processo de reciclagem não costuma ser realizado pelas cooperativas brasileiras devido à dificuldade de separação dos seus componentes. Já o vidro empregado em quase todas as embalagens de fragrâncias da marca possui baixo valor comercial para os responsáveis pela coleta, assim, com essa iniciativa, queremos incentivar o descarte correto do vidro pós-consumo”, reforça Dieamant.

Segundo ele, o piloto também vai de encontro a um dos principais compromissos da marca, que é mapear e solucionar 150% de todo o resíduo sólido gerado pela cadeia do Grupo Boticário até 2030. “A sustentabilidade está imersa no nosso jeito de fazer negócio, sendo uma preocupação prioritária e constante do Boticário”.

O diretor executivo de P&D revela o desejo de expandir a venda a granel para outros best-sellers do portfólio. “Mas queremos aproveitar esses seis meses de testes para analisar a receptividade do consumidor diante do projeto para começarmos a pensar em escalonar para outras fragrâncias do Boticário, bem como para outros pontos físicos”.

Venda a granel de produtos capilares
Essa não é a primeira iniciativa de venda a granel da marca. Em 2022, um projeto bastante parecido foi desenvolvido também na loja do Barra Shopping com produtos capilares Match. “Assim como o piloto de Floratta Blue, a venda a granel da linha Match visa incentivar o descarte consciente e com responsabilidade. O frasco envasado é 100% reciclável e o cliente tem economia final de 16% a 23%, em comparação aos formatos convencionais. O projeto de Match foi estruturado para durar 12 meses, no entanto, o sucesso de aceitação do público fez com que a marca estendesse o período”.

Diemant ressalta ainda a importância da opção de refil para muitos produtos da marca. “Apostamos na refilagem dos nossos itens há mais de 20 anos e contamos com 205 produtos com venda em refil, em todas as principais categorias, incluindo a perfumaria. É um movimento que garante menos resíduos descartados, por possibilitar ao consumidor o aproveitamento da embalagem regular com uso de refil, além de garantir uma redução da relação mássica na embalagem. Isso ajuda a diminuir em até 89% a quantidade de resíduos a ser descartada no meio ambiente, em comparação a uma nova compra de produto”.
 

Fonte: https://www.brazilbeautynews.com/queremos-incentivar-o-descarte-correto-do-vidro,4968

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