Empresas iniciantes alavancam as vendas e ajudam a desobstruir os canais de comunicação
Escalar novos modelos de negócio de forma rápida e padronizada em uma rede de centenas de lojas não é tarefa fácil. Com a ajuda das startups, as franquias entraram na era da inovação aberta, alavancando vendas e desobstruindo canais de comunicação.
A estratégia de acelerar startups por meio de um programa próprio foi a opção do Grupo Boticário, com uma rede e de 3,7 mil pontos de venda, para acompanhar as tendências da indústria da beleza. Em sua primeira edição, o GB Ventures recebeu 130 inscrições e selecionou 13 empresas. A segunda edição, lançada no final de 2021 e iniciada em março deste ano, teve 166 startups inscritas e oito escolhidas nas áreas de beleza, tecnologia de varejo e tendências.
“Depois de selecionados, firmamos uma parceria com a startup e começa a fase de integração dos negócios”, afirma Daniel Knopfholz, vice-presidente de tecnologia do Grupo Boticário. Entre as escolhidas está a Axondata que auxiliou a equipe de dados do grupo a aperfeiçoar a experiência do cliente, e a Equilibrium que gerencia o processo logístico de mercadorias, conectando embarcadores e transportadores.
Para estimular a aproximação entre as startups e as redes de franquias, a Associação Brasileira de Franchising (ABF) fez uma parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (Acate) que conta com uma base de 5 mil startups em 13 polos de inovação de Santa Catarina, promovendo um programa de inovação aberta por meio do Linklab.
O trabalho de conexão entre redes de franquias e startups começa pelo mapeamento e divulgação dos desafios e oportunidades em áreas como expansão, vendas, gestão e digitalização para a captação das startups. Outra etapa é a apresentação das soluções, a definição do escopo do projeto e conexão por meio de eventos, debates e relacionamento promovidos pelo Linklab, que dispõe de três coworkings para estimular a convivência entre as empresas.
“Mostramos às franqueadoras que existem soluções no mercado brasileiro, apresentadas como tendências em eventos internacionais, que estão mais próximas e acessíveis do que imaginam”, afirma Silvio Kotujansky, diretor de inovação e novos negócios da Acate.
Uma das associadas ao Linklab é a Yungas que desenvolveu uma plataforma para a franqueadora gerir a comunicação, auditar a rede e garantir a padronização do produto e da marca. O sistema consolida os indicadores em um programa de excelência que analisa a satisfação do franqueado em relação à franqueadora, performance, engajamento e acompanhamento do padrão de qualidade da rede e dos produtos e serviços oferecidos em todas as unidades. “A plataforma inclui o projeto, o sistema que automatiza os processos e os especialistas da Yungas que ajudam a alcançar os objetivos que foram traçados no início da parceria”, explica Guilherme Reitz, chief executive officer (CEO) da Yungas. A startup atende 30 franquias, entre elas a Casa do Pão de Queijo, Stone, Escola Guga Tênis, Oraldents e Jah do Açaí.
Logística, gestão de suprimentos e diminuição de gastos com energia são preocupações recorrentes. As redes são bastante sensíveis ao aumento de preços dos insumos alimentícios e seu impacto no custo de mercadorias vendidas. “Além da flutuação de preços não existe garantia de abastecimento de produtos em determinadas regiões acarretando compras emergenciais de fornecedores não homologados, comprometendo a experiência do consumidor com a marca e colocando o resultado financeiro do franqueado em risco”, explica Rodrigo Pitombo, CEO da KPL Supply Solution.
A startup foi criada em 2018 para atender franquias de alimentação que não conseguiam crescer por não atenderem franqueados mais distantes da matriz. “O braço de gerenciamento da cadeia de suprimentos, inerente a toda franquia, pode ser terceirizado para que a rede concentre esforços em outras operações importantes do negócio”, ressalta Pitombo. A KPL vendeu o sistema para as redes Espetto Carioca, O Burguês, O Fornês, Ex-touro, HNT, Parmê e Vikings.
Outro custo importante nos pequenos negócios é a energia. Para atender esse mercado, a solução da startup Tyr Energia agrega cargas de condomínios, comércios e serviços, para que tenham acesso ao mercado livre de energia e suas vantagens, como o desconto de até 20% na conta de luz. A Tyr oferece medidores inteligentes que são visualizados por meio de aplicativo no celular, permitindo acompanhar o consumo de energia, valor da conta de luz e metas de gastos, explica a diretora-executiva da Tyr Energia, Joana Waldburger.
A empresa tem como clientes a rede de academias Blue Fit e lojas Mr. Cat e Reserva, localizadas no condomínio Quartier de Ipanema no Rio de Janeiro (RJ).
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