Na nova flagship da marca em São Paulo, cliente pode criar fragrância personalizada e descobrir o tom exato de base para sua pele.
A rede O Boticário acaba de inaugurar no Shopping Morumbi, em São Paulo, a terceira unidade de sua flagship O Boticário Lab – a primeira foi aberta em Curitiba, em 2019, e a segunda, no bairro de Pinheiros, também em São Paulo, no final de 2020. Com um layout industrial e detalhes que resgatam as origens da marca, surgida como uma farmácia de manipulação, a loja conceito propõe diferentes tipos de experiências aos consumidores.
“Na nossa visão, as pessoas estão procurando cada vez mais experiências”, afirma Gustavo Fruges, diretor de brand experience do Grupo Boticário. “O que fizemos nessa loja foi buscar as melhores formas de conectar a marca, sua história e seus produtos com as pessoas. Em cada cantinho da nova flagship, temos alguma novidade para apresentar aos consumidores”.
O Color Lab é uma delas. Nessa vivência, a cliente passa por uma consultoria de coloração pessoal a fim de descobrir sua cartela de cores ideal para a maquiagem. Em seguida é feito um “escaneamento” facial, que permite mensurar o tom da pele e identificar a cor exata de sua base. Uma máquina prepara na hora uma amostra do produto personalizado para que um maquiador faça a verificação do tom.
“A pessoa sai da loja com essa referência, mas se ela tiver interesse, pode fazer um pedido por meio do e-commerce e em sete dias, recebe em casa sua base personalizada. Nós produzimos em nossa fábrica de São José dos Pinhais (PR), em um processo totalmente automatizado, fruto de um projeto de pesquisa que levou mais de cinco anos”, diz Fruges.
Em fragrâncias, há duas possibilidades de experiências. No Scent Finder, o consumidor é convidado a responder um questionário sobre seu estilo de vida e preferências pessoais. O dispositivo de inteligência artificial propõe a experimentação às cegas de diferentes tipos de fragrâncias até sugerir quais são os produtos do portfólio de perfumaria O Boticário que mais combinam com seu perfil.
“Somos líderes em perfumaria no Brasil e sabemos que nem sempre é fácil para o cliente entender qual é o produto da marca que mais se adequa a ele. Com o resultado do Scent Finder é possível que muita gente se surpreenda, experimentando uma fragrância que talvez nem olhasse na prateleira”, revela o executivo.
Já no Scent Lab, o consumidor participa de um workshop sobre a arte da perfumaria. Ele aprende sobre famílias olfativas, bases e acordes e, ao final da experiência, cria sua própria fragrância. “Assim como na vivência da base, a pessoa sai da loja com uma amostra e se ela quiser, produzimos sua fragrância personalizada em nossa fábrica”.
Na Gift Station é possível customizar presentes e receber sugestões de uma assistente virtual sobre os produtos que mais podem agradar o presenteado. Na entrada da loja tem uma urna da Boti Recicla, projeto de logística reversa da marca, que dá destino correto às embalagens vazias dos produtos.
Há ainda um espaço com lockers para a opção de compra “clique e retire”, em que o cliente adquire os produtos online e retira o pedido no ponto físico. “No Brasil, já somos a maior rede omnichannel, com mais de 2300 pontos conectados. Esta é uma grande inovação para o varejo, de um modo bastante seguro e organizado”, afirma o diretor de brand experience do Grupo.
Segundo ele, as novidades apresentadas em O Boticário Lab não devem ser aplicadas em toda a rede, mas ele prevê mudanças para o futuro. “Toda loja O Boticário deve ser um centro de experiências”, diz Fruges. “Nós temos e-commerce, aplicativo, venda por whatsapp e catálogo. Se a pessoa optou por ir à loja, sua experiência tem que valer a pena”, finaliza.
Fonte: https://www.brazilbeautynews.com/toda-loja-o-boticario-deve-ser-um-centro-de,4075
Deixe um comentário