Veja como está funcionando após a reestruturação
Após 34 anos de fundação, a Franquia Hinode passou por um grande momento de reestruturação em seus processos internos, na proximidade com os franqueados e na logística de seus produtos. Por isso que hoje, nós vamos informar como está funcionando a franquia Hinode após a reestruturação.
Como era a franquia Hinode antes da reestruturação?
Até 2019, a franquia Hinode possuía 389 unidades e 850 mil revendedores de produtos. Mas, com o avanço descontrolado do negócio da empresa, começou a faltar itens para entrega aos revendedores, além de apresentar dificuldade em medir o desempenho dos negócios e de manter os consultores de venda direta.
Assim, como consequência, entre 2017 e 2019, a franqueadora reduziu as vendas em R$ 900 milhões.
Só existiam dois caminhos: ou reestrutura os processos ou fecha as portas.
E a decisão foi reestruturar a empresa.
Como ficou a franquia Hinode depois da reestruturação?
A primeira mudança foi o nome: Hinode Group, além de sua atuação em toda a América Latina.
Logo após, começou a reestruturar a quantidade de produtos comercializados. Dos 1.000 itens comercializados, foram reduzidos para 425 itens no ano de 2019 e outra redução ocorreu em dezembro de 2020, passando a atuar somente com 329 produtos.
Assim, passou a comercializar somente produtos especializados e os mais vendidos no mercado. Dessa forma, ajustou os produtos em sintonia com os objetivos da empresa.
Juntamente com a redução de produtos, houve um enxugamento da estrutura física da marca:
Redução de 10% das unidades franqueadas. Dessa forma, cerca de 35 unidades foram fechadas, restando somente 354 unidades em funcionamento.
Redução de 30% no número de revendedores, passando de 850 mil, para aproximadamente 600 mil.
As lojas que possuíam aproximadamente 200 m2 de espaço, foram formatadas em um modelo Fit de franquia, com área de 80 m2, no máximo.
Com a redução no tamanho das lojas, houve uma diminuição na necessidade de investimento inicial, que antes era de R$ 400 mil para atualmente o valor de R$ 300 mil, com taxa de franquia, suporte, estoque inicial e capital de giro incluídos.
Outras mudanças:
Antes de tudo, houve uma reestruturação nas unidades onde estão sendo testadas gôndolas e outras maneiras de varejo que incentivam a compra de mais produtos. O novo modelo tende a ser mais enxuto e com cara de varejo. Os produtos passaram a serem expostos e não como ocorria anteriormente, que havia somente produtos para experimentação, e os produtos ficavam no estoque.
A empresa passou a ser gerida por executivos contratados no mercado, saindo da administração familiar. Assim, os antigos administradores passaram a fazer parte do conselho da empresa.
As salas de treinamento passaram a ser alugadas, o que reduziu o custo de ocupação.
Os espaços ocupados pela administração da empresa foram reduzidos e assim gerou redução de custos.
Quais as perspectivas de internacionalização da marca Hinode?
Desde 2017, a marca já começou atuar com lojas próprias no Peru, Colômbia, Equador, Bolívia, México, Chile e Paraguai. Sendo assim, todas as lojas já funcionam no modelo Shop, com gôndolas e estratégias de vendas no varejo, e correspondem a 27% do faturamento da franquia no ano de 2021.
A expansão de unidades no exterior já está em fase de mapeamento de novos mercados e para atender a demanda, será necessário aumentar a produção na fábrica de Jandira (SP).
No México, a franquia já trabalha com a fabricação dos produtos no local, por terceiros, e essa possibilidade também não está descartada.
Quais são as perspectivas para a franquia Hinode daqui para frente?
Entre as perspectivas da franquia daqui para frente estão:
Ampliar a rentabilidade das unidades existentes.
Estudar a abertura de novas franquias, onde não existe a presença da marca atualmente.
Firmar vínculos com o Hinode Day, que é um evento para aumentar o relacionamento entre franqueadora, franqueados e consultores com a intenção de motivar o aumento das vendas. Neste evento ocorrem ações de networking e treinamentos para melhoria da performance de vendas.
Fortalecer a integração de canais físicos e digitais, onde o consultor passa a realizar seus pedidos utilizando o formato online.
A franquia Hinode, com a reestruturação, se tornou um modelo de franquia enxuto e voltado para a venda a varejo de produtos de beleza e cosméticos.
A lucratividade da marca já aumentou consideravelmente e a tendência é que volte aos padrões do início em que era altamente rentáveis.
Fonte: https://noticiasconcursos.com.br/tudo-sobre-a-franquia-hinode/
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