Com 90% do faturamento concentrado nas regiões Sudeste e Sul do país, a Weleda aposta nas redes associativistas e nas independentes para ampliar sua participação no varejo farmacêutico. Focada em medicamentos e cosméticos orgânicos, a marca projeta o crescimento impulsionado pelo aumento da adesão da população por conceitos de sustentabilidade e produtos naturais.

Com crescimento médio de 30% ao ano, a companhia contabiliza 55% do volume de vendas nas redes associadas à Abrafarma, seguido pelas Farmácias Weleda e demais farmácias de manipulação. “Ainda temos uma grande oportunidade de desenvolver o canal de associativismo e farmácias independentes, além de expandir para as regiões Centro-Oeste e Nordeste, o que devemos fazer em médio prazo”, afirma Maria Claudia Villaboim, CEO da Weleda.

Segundo a executiva, o Brasil é um mercado pouco maduro em produtos naturais e com uma imensa oportunidade de penetração em comparação a outros países.

Mercado em crescimento
Em 2019, a categoria de medicamentos naturais movimentou R$ 350 milhões, o que representa 14 milhões de unidades vendidas. O Brasil representa apenas 3% dos negócios da Weleda em nível global, mas o país totaliza 50% do volume comercializado em toda a América Latina e é um dos mercados da companhia com maiores taxas de crescimento anuais.

“Na Europa, grande parte da população já conhece a Weleda e entendem quando falamos de produtos naturais e sustentáveis. Aqui, estamos vendo esse movimento acontecer recentemente”, ressalta Maria Claudia. Em 2019, a companhia cresceu 11% no Brasil, acima do mercado e, este ano, mesmo com a crise atual, a expectativa é de crescer 15%.

Benefícios aos pacientes
Os produtos da Weleda usam como base a medicina antroposófica, que busca tratar o indivíduo como um todo – corpo, emoções e a mente, cujo equilíbrio é que mantém o indivíduo saudável. “Como a antroposofia enxerga processos semelhantes na natureza e no organismo humano, é da natureza que se extraem conhecimento e insumos que irão ajudar nesse reequilíbrio”, explica a executiva. A antroposofia pode ser vista como uma possibilidade terapêutica alternativa à medicina tradicional, sendo complementar ou única.

Linha Stress & Ansiedade
A principal linha de medicamentos da Weleda é destinada a pessoas que sofrem de problemas relacionados à mente, incluindo Síndrome de Burnout, ansiedade, angústia, insônia, fadiga mental, perda de memória. “Somos autoridade quando falamos da ciência da natureza, trazendo soluções em forma de medicamentos naturais”, ressalta Maria Claudia.

O carro-chefe é o Ansiodoron, produto que auxilia no combate à insônia. Outro medicamento bastante procurado neste período de pandemia e isolamento social é o Stressdoron, indicado para auxiliar no tratamento do estresse e da fadiga mental.

Já o Bryophyllum Argento Cultum é um produto auxiliar no tratamento de ansiedade, angústia e irritação, que tem como matéria-prima fundamental a planta Bryophyllum, popularmente conhecida como planta da fortuna. Ela é rica em vitalidade e tem propriedades que trazem equilíbrio ao corpo humano. A produção é 100% brasileira e passa por um processo de cultivo exclusivo da Weleda.

“Apesar de ser um processo complexo, ele consiste, primordialmente, pelo enriquecimento do solo com a prata. A ideia é fazer com que a planta, conforme for crescendo, absorva a energia e vitalidade do metal, ativando, ainda mais, suas propriedades medicinais”, observa Maria Claudia.

Produto para imunidade
A Weleda também aposta na elevação da procura por medicamentos para reforço da imunidade, entre os quais o Previgrip. “Toda a fabricação, inclusive, é feita no Brasil. Somente os insumos vêm da Alemanha em forma de tintura, que passa por uma dinamização – diluição ritmada da matéria-prima – extremamente delicada. É um processo realizado apenas por profissionais capacitados”, finaliza.

Fonte: https://panoramafarmaceutico.com.br/2020/06/03/weleda-aposta-em-associativistas-e-independentes-para-crescer-no-varejo-farmaceutico/

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