Começou como um pequeno negócio, hoje tem cobertura em 9 países da América e Europa. Além disso, é uma das empresas que lidera o mercado na Colômbia.

Uma das marcas de venda por catálogo mais reconhecidas do país é a Yanbal , mas o que muitos não sabem é que essa marca não é colombiana. Nasceu no Peru e há mais de 50 anos trabalha para se posicionar como uma empresa internacional. Alguns dos produtos que a levaram a se posicionar como marca de luxo são perfumes, maquiagens e joias. 

História de Yanbal 
Os primórdios desta empresa remontam a 1967, quando Fernando Belmont , um homem de família Lima, entrou no negócio de cosméticos . A inspiração nasceu do trabalho de seu pai, Ramón Belmont, que liderou a filial Helena Rubinstein, onde teve contato com a mais avançada cosmética internacional e  percebeu que importar produtos da França gerava custos elevados e, portanto, poucos lucros. 

Por isso optou por criar uma nova empresa do zero, desta vez com produtos criados no Peru e tendo as mulheres como protagonistas. Os primeiros passos do pequeno negócio envolveram vendas diretas, porta a porta , seguindo o modelo adotado por outras empresas da época como Avon ou Mary Kay. 

Porém, Belmont percebeu que as pessoas desconfiavam desse modelo de negócio em que chegavam na porta de suas casas, já que a marca era nova e não tinha reconhecimento . Foi então que implementou uma nova estratégia de vendas denominada ‘Plano de festa’ , que consistia em uma pessoa convidar um grupo de amigos à sua casa para os apresentar e dar a conhecer os produtos para realizarem uma venda.  

 
Nessa aventura ele foi acompanhado por Eduardo Belmont, seu irmão, que também aparece como fundador da Yanbal. 

Apesar de um bom começo e de ter conseguido se estabelecer no Peru, esta estratégia finalmente estagnou devido ao clima político da época que atravessava o país . Por isso, Fernando tomou a decisão de viajar para a Argentina , deixando Eduardo no comando da empresa no Peru por seis anos. No entanto, as expectativas de crescimento não foram cumpridas. O proprietário da Yanbal continuou sua viagem pelo Equador, Colômbia e Bolívia. Sob a liderança de Eduardo, a empresa criou a marca Unique e conseguiu se firmar no mercado norte-americano. 

A marca começou timidamente a penetrar em mercados como o Equador em 1977 e a Colômbia em 1979, onde foi criada a divisão de joias. Embora suas joias sejam desenhadas em Nova York , todo o processo de fabricação e montagem ocorre em território colombiano. 

Juan Carlos Saldarriaga, gerente geral da Yanbal, garantiu que a linha de joias continua forte na Colômbia. “A fábrica que temos (de joias) é exclusiva da Yanbal e exporta para todos os países. Não existe nenhuma outra joalheria da marca em nenhum outro país ”, explicou ao Portafolio . 

Em 2010, a Yanbal ingressou na Itália e em 2011, ao completar 70 anos, Fernando Belmont entregou a liderança da corporação para sua filha Janine Belmont. Ela se torna a nova CEO da Yanbal International.  

Fernando Belmont apareceu pela primeira vez na lista da Forbes em 2013 . Naquela época, sua fortuna estava avaliada em US$ 2,2 bilhões . Anos depois tornou-se o sexto homem mais rico do Peru , com uma fortuna avaliada em 1,1 bilhão de dólares , segundo este mesmo meio. 

Esta empresa está presente no Peru, Colômbia, Equador, Bolívia, Guatemala, México, Espanha, Itália e Estados Unidos. Nos 9 países da América e da Europa onde a Yanbal opera, eles têm quase 500.000 empresas de consultoria e na Colômbia pouco mais de 150.000. 

Perfumes, produtos de tratamento facial, produtos de higiene pessoal e muito mais são exportados da Colômbia para países como México, Guatemala, Estados Unidos e Europa. Ao Equador e ao Peru , onde esta empresa estava inicialmente, chegam menos produtos fabricados na Colômbia porque também são fabricados lá. 

O que aconteceu com Eduardo Belmont? 
Em 1988, Eduardo Belmont decidiu abrir sua própria empresa de cosméticos que decidiu chamar de Belcorp . Com o passar dos anos, a Belcorp tornou-se concorrente direta da Yanbal : “Meu irmão continuou no comando da empresa e quando voltei tínhamos pontos de vista diferentes sobre onde ela deveria ir. “Ele escolheu se tornar independente ”, disse Fernando Belmont ao La República 

Fonte: https://www.las2orillas.co/yanbal-la-empresa-peruana-que-paso-de-vender-de-casa-en-casa-a-convertirse-en-una-multinacional/

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *