A multilatina Yanbal fechou o ano passado com um domínio de mercado de 25,8% na categoria de perfumes, segundo dados da KWP. A bandeira conseguiu uma recuperação acelerada pós-pandemia e, graças a isso, alcançou um crescimento sustentado de dois dígitos, com avanço de 12% em 2021; um crescimento de 20% em 2022 e um avanço de 28% no final do primeiro trimestre de 2023.
Entre os grandes sucessos da Yanbal em seu mercado está a perfumaria especializada. “Historicamente, a venda de perfumes femininos representa no Peru 15% das vendas anuais da empresa. Com este lançamento, esperamos vender 30% a mais de unidades do que no último lançamento de perfume, o que significa um crescimento de 24% nos perfumes femininos em 2023. A Ícono contribui com 40% do crescimento dos perfumes femininos”, informou Javier Rusca, gerente geral de Yabal Peru.
Yanbal fala com uma mulher que, além da fama, sonha alto e trabalha duro para cumprir seus propósitos. Uma mulher orgulhosa de sua trajetória, de suas conquistas e aprendizados. É uma mulher que reconhece que tem voz e a partir do seu meio inspira outras pessoas a viverem a vida lutando pelo que mais gostam e transmitindo ao mundo o que a torna única.
Daí a inspiração para seu novo perfume Yanbal Icon, lançado no mercado este ano. Cada etapa do desenvolvimento deste novo perfume foi cuidadosamente planejada para alcançar um perfeito 360. Desde a seleção dos principais ingredientes do aroma, a engenharia no design de suas embalagens até a imagem e elementos escolhidos para a campanha.
“Todas as mulheres são ícones, na Yanbal reconhecemos que todas elas têm o poder de mudar vidas e impactar a vida de outras pessoas. Uma mulher que é capaz de deixar tudo pelos filhos torna-se um ícone para os filhos; A mulher que é capaz de largar toda uma vida corporativa para empreender é uma mulher que certamente está marcando uma mudança em sua vida e na de sua família; São mulheres que ousam quebrar paradigmas, dar o primeiro passo, são as mulheres que admiramos no dia a dia. Vamos inspirar as mulheres a revelarem sua força interior e a nunca duvidarem do que são capazes de realizar nas diversas áreas de suas vidas”, afirma Angélica Carranza, diretora corporativa de Perfumaria e Cuidados Pessoais.
Referindo-se especificamente à Ícono, a Yanbal já produziu mais de 300.000 frascos de perfume para venda globalmente, abrangendo os 9 países onde está presente. A engenharia no design do seu recipiente, a garrafa, teve um papel muito importante na materialização final do conceito, uma vez que se inspirou numa personagem icónica, a rainha do xadrez, a peça mais poderosa do jogo, que protege e defende o rei e aqueles ao seu redor; é por isso que é a única peça que pode se mover em qualquer direção.
Globalmente, cerca de 18 milhões de unidades de perfumes são produzidas anualmente em suas 3 fábricas. 40% Peru, 40% Colômbia e o restante Equador. 40% do Peru significa pouco mais de 7 milhões de unidades anuais de perfumes e colônias, exportando 15% para a Bolívia. Da Colômbia é exportado para México, Guatemala, Estados Unidos e Europa.
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