A Yanbal começou a oferecer seus produtos no modelo de venda direta, mas era difícil para as pessoas abrirem as portas de suas casas para uma marca desconhecida. Belmont decidiu, então, apostar no chamado ‘plano partidário’.
Ramón Belmont teve a representação da franquia Helena Rubinstein no Peru. Quando seu filho, Fernando Belmont, começou a trabalhar na empresa, percebeu que as vendas não aumentavam porque os custos de importação eram altos, além do fato de a marca já ser muito cara para o mercado peruano. Qual foi a solução? Comece a fabricar no Peru, com essa ideia nasceu a Yanbal em 1967.
Fernando Belmont investigou as marcas de beleza que faziam sucesso na época e como era seu modelo de vendas. Após esse pequeno estudo, Yanbal -nome inspirado em sua filha, Janine Belmont- entrou no mercado sob o modelo de venda direta.
O empresário enfrentou uma dificuldade enorme: as pessoas não abriam as portas de suas casas para uma marca desconhecida. Era hora de buscar outro modelo de negócio. Foi assim que chegaram ao chamado ‘plano de festa’, onde uma pessoa convidava os amigos para sua casa e a venda era feita lá. Finalmente a Yanbal começou a crescer no Peru.
“Eles estavam indo muito bem até que, em algum momento da época de Velasco, foi muito difícil fazer negócios no Peru e ele foi para a Argentina. Depois de seis anos lá, foi muito difícil para ele montar a marca, voltou para o Peru, onde o irmão [Eduardo Belmont] estava no comando, então foi abrir a Yanbal no Equador, Colômbia e Bolívia”, comenta Daniela Aguirre , líder de Comunicação de Marca e Relações Públicas da Yanbal e neta de Fernando Belmont.
Com Eduardo à frente da empresa no Peru, a Yanbal passou a se chamar Unique apenas em nosso país. A unificação do nome em toda a América Latina vem se desenvolvendo apenas nos últimos cinco anos.
Chegada nos Estados Unidos
Aguirre lembra que a empresa de cosméticos chegou aos Estados Unidos em 2015 e, apesar de já se terem passado 7 anos, continua sendo um desafio conquistar o consumidor.
“Lá o modelo de venda direta é mais digital, um pouco mais flat, mais focado no consumidor. Temos crescido com o mercado latino, com a primeira e a segunda geração de latinos nos Estados Unidos que já conheciam a marca. Agora estamos repensando a estratégia para alcançar um crescimento mais exponencial e conseguir atingir o mercado americano”, detalha.
Mudanças na comunicação
A líder de Brand Communications and Public Relations da Yanbal também fala sobre a mudança na comunicação da marca e começou reconhecendo que, por muito tempo, como outras empresas da região, eles usaram apenas modelos europeus que se encaixavam nos padrões de beleza ocidentais.
“Há cinco anos estamos nos aproximando do consumidor latino-americano, conseguindo uma maior representatividade da cultura latino-americana em nossas comunicações. A inspiração no desenvolvimento de produtos agora também vem da América Latina”, comenta e então dá como exemplo a groselha-do-cabo (aguaymanto), o schinus molle e a unha-de-gato, ingredientes latino-americanos que estão presentes em seus artigos de beleza.
A Yanbal trabalha com mulheres e para mulheres desde a sua criação. Aguirre garante que eles mapearam o ritmo de mudança de vida de seus consultores, porém, nenhuma informação foi fornecida a esse respeito.
Para continuar promovendo o desenvolvimento das mulheres latino-americanas, ela lançou no ano passado a causa social “Mujeres es poder”, que oferece treinamento gratuito de auto-estima para mulheres em situação de risco. O programa também apoiou projetos locais de educação e empoderamento para mais de 4.000 mulheres na Colômbia, Peru e Equador por meio de organizações como Juanfe Colombia, Care Peru e Women for Women of Ecuador.
O futuro de Yanbal
Nos próximos anos -diz Aguirre-, o principal objetivo da Yanbal é recuperar sua liderança nos mercados andinos como Peru, Colômbia e Bolívia.
“Além disso, queremos continuar alavancando a qualidade de nossos produtos e conseguir que terceiros apoiem isso, ganhem prêmios com nossos artigos. Temos mais de 80 inovações previstas para o ano que vem”, finaliza.
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